Igarassu

Homem é internado após ser picado por cobra no Grande Recife

Ele está na ala vermelha do Hospital da Restauração

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 31/07/2019 às 7:50
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Um homem está internado por causa de uma picada de cobra. Ele viu uma cobra em um buraco de tijolo, colocou a mão para pegar e acabou sendo picado, em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife. O animal era uma cobra coral verdadeira.

>> Timbu e cobra coral são entregues à CPRH

>> Vídeo: cobra é encontrada dentro de residência na RMR

>> Jibóia de dois metros é encontrada em comunidade do Grande Recife

Estado de saúde

Jackson Nunes da Silva está internado no Hospital da Restauração, no bairro do Derby, área central do Recife, na ala vermelha. Inicialmente, a mão dele inchou. Agora, o braço inteiro está inchado e ele corre o risco de ter o membro amputado.

Cuidado

Esse não é o primeiro caso no Grande Recife. Um jovem de 26 anos morreu, no ano passado, após brincar com uma cascavel. É preciso ter muito cuidado, na hora de se aproximar desses animais.

Como proceder em casos de picada

No caso de picada, a vítima deve imediatamente se deslocar até a unidade de saúde mais próxima, independente da espécie da cobra. De acordo com Lucineide Porto, coordenadora do Ceatox, não é indicado colocar álcool ou querosene no local da picada, nem tomar qualquer remédio, ou fazer torniquete: "A vítima pode lavar o local apenas com água e sabão e seguir para uma emergência".

Para maiores informações de como proceder em caso de acidentes, é possível conseguir orientações no Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox), atende 24 horas no telefone 0800 722 6001.

Sintomas

O veneno da jararaca, por exemplo, pode provocar sangramento e inflamação no local da picada. O da espécie cascavel causa dor generalizada e visão turva. Já o da cobra coral causa dormência no local da ficada e fraqueza muscular. A visão da vítima pode ficar turva e ela pode ter dificuldade de respirar, o que pode levar à morte uma hora após a mordida.