CORONAVÍRUS

Coronavírus: 74% dos leitos UTI no Recife estão ocupados

"É uma situação que nos preocupa e reforça a necessidade de estarmos alertas às medidas de distanciamento social", afirmou o secretário

Reprodução/Youtube
FOTO: Reprodução/Youtube

Em coletiva de imprensa online na manhã dessa segunda-feira (13), o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, mostrou-se preocupado com o aumento rápido na ocupação dos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI do Recife, destinados aos pacientes com suspeita ou confirmação da infecção pelo novo coronavírus.

"A ocupação média, considerando leitos de UTI e enfermaria, está em 74%. Sendo 65% nas enfermarias e 90% nas UTIs. Só que esse número tem variado, vai mudando de acordo com a hora do dia. É uma situação que nos preocupa e reforça a necessidade de estarmos alertas às medidas de distanciamento social", disse Longo.

Assista

>>>Bebê de 7 meses está entre óbitos confirmados por coronavírus

>>>Pernambuco confirma primeiro caso do novo coronavírus em sistema prisional

Pico deve ser em Maio

Pernambuco é o terceiro estado no Brasil em número de mortes pelo coronavírus. No último boletim divulgado ontem (13), são já foram contabilizadas 102 mortes. Entre os óbitos estava um bebê de sete meses.

Com mais 194 casos confirmados, o Estado passou a ter 1.154 pacientes de covid-19. Ao todo, 55 pessoas estão internadas em UTI por causa da infecção. Já há registro de casos em 55 municípios e também em Fernando de Noronha.

"Estamos em franca aceleração da epidemia em Pernambuco. Não alimentem falsas esperanças. Precisamos preparar toda a população para a chegada da pandemia", destacou André Longo, durante a coletiva. O secretário destacou também que o pico da doença deve ocorrer no mês de maio.

1º caso do novo coronavírus em sistema prisional

Além dessas informações, o Secretário de Saúde de Pernambuco confirmou também o 1º caso da covid-19 no sistema prisional do Estado. Trata-se de uma reeducanda, da Colônia Penal Feminina do Recife.

De acordo com a SES-PE, ela testou positivo para a covid-19 e está internada no Hospital Getúlio Vargas. Além disso, até essa segunda-feira (13), 32 presos estão sendo monitorados no presídio de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco, com sintomas de gripe. Veja a fala do secretario estadual de Saúde de Pernambuco, André Longo.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.