POLÍTICA

"A verdade será restabelecida", diz Júnior Matuto após ser afastado do cargo de prefeito

Prefeito do município do Paulista, Júnior Matuto se manifestou brevemente na noite desta terça (21)

Divulgação
FOTO: Divulgação

O prefeito do município do Paulista, Junior Matuto (PSB), se manifestou na noite desta terça-feira (21) sobre as duas operações da Polícia Civil que ocasionaram no seu afastamento do cargo por 180 dias. Em pronunciamento curto, o socialista afirmou, por meio de nota, que "a verdade será restabelecida".

“Venho a público assegurar que acredito na justiça e as investigações em curso irão esclarecer os fatos e a verdade será restabelecida”, disse Junior Matuto.

>>>Prefeito de Paulista, Junior Matuto é afastado do cargo por suspeita de desvio de recursos públicos

O delegado Diego Pinheiro, responsável pelo caso, chamou atenção para o aumento patrimonial do prefeito. "No período em que houve esses contratos, foi verificado que o prefeito teve um aumento patrimonial injustificado", declarou.

Confira

Entenda o caso

Nessa terça-feira (21), o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) expediu uma medida determinando o afastamento do prefeito de Paulista, Junior Matuto (PSB) pelo período de 170 dias. O pedido se deu no âmbito de uma investigação policial por suspeita de fraude em licitação e peculato, ou seja, desvio de recursos públicos. O vice e o prefeito estão rompidos politicamente desde o início da gestão.

Vice assume

Em uma cerimônia organizada às pressas pela Câmara de Vereadores de Paulista, o vice-prefeito Jorge Carreiro (PV) assumiu a administração do município que fica na Região Metropolitana do Recife, nessa terça-feira (21).

Operações Chorume e Locatário

Junior Matuto é alvo das operações "Chorume" e "Locatário", deflagradas nesta terça-feira (21) pela Polícia Civil de Pernambuco. A Chorume investiga empresários e agentes públicos por supostos crimes de fraude em licitação, peculato e organização criminosa. Na "Operação Chorume" foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, um de suspensão do exercício de função pública e outro suspensão temporária de participação em processos licitatórios, nas cidades do Recife, Paulista e Caruaru.

Já a Operação Locatário é mais abrangente e investiga os crimes de peculato, dispensas indevida de licitação, uso de documento falso, associação criminosa e lavagem de dinheiro, também envolvendo empresários e agentes públicos.

Foram cumpridos, em Recife, Paulista, Olinda, Surubim e Sairé, 14 mandados de busca e apreensão, sete mandados de suspensão do exercício de função pública, um mandado de suspensão temporária de participar de licitações e sequestro de bens imóveis e valores dos investigados. O TJPE expediu todos os mandados das duas operações.

Nota do PSB sobre afastamento de Júnior Matuto

O PSB de Pernambuco recebeu com surpresa a notícia do afastamento do prefeito de Paulista, Junior Matuto, do comando da administração da cidade na manhã desta terça-feira. A direção estadual do Partido Socialista Brasileiro informa que tem confiança no trabalho desempenhando pelo prefeito Junior Matuto e enfatiza a importância do aprofundamento das investigações na certeza de que todos os fatos serão plenamente esclarecidos.

PSB de Pernambuco