Ação

Santa Cruz realiza ação com crianças presentes em confusão provocada por torcida organizada do Sport

A visita dos torcedores mirins ao clube aconteceu neste sábado (8)

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 08/02/2020 às 14:30
Rodrigo Baltar/ Santa Cruz
FOTO: Rodrigo Baltar/ Santa Cruz

O Santa Cruz recebeu na manhã deste sábado (8), no estádio do Arruda, as crianças que estavam na comemoração dos 106 anos de aniversário do clube, no último dia 3 de fevereiro, onde foi interrompida por conta de tumulto causado pela Torcida Jovem do Sport.

Em visita ao clube, os torcedores mirins foram até o estádio e conheceram o auditório, o campo, vestiário, refeitório e a sala de troféus. Através do twitter, o Santa comentou que o que as crianças estavam fazendo era futebol, com referência ao dia do ataque, em que publicou "Isso não é futebol".

 

>>Torcida organizada é suspeita de fazer confusão em festa do Santa Cruz

>>Cardinot comenta tumulto de Torcida Organizada do Sport em festa do Santa Cruz

A confusão

Um grupo de torcedores, alguns com camisas do Sport, causou tumulto em uma festa do Santa Cruz, no bairro da Boa Vista, na área central do Recife, nessa segunda-feira (3). Os tricolores faziam homenagem ao aniversário do clube, em frente ao Pátio de Santa Cruz, local onde o time foi criado, há 106 anos. Segundo testemunhas, crianças participavam de um jogo de futebol quando torcedores, alguns vestidos com a camisa do Sport, chegaram pela Rua Gervásio Pires e começaram a briga.

Polícia surpreendida

Em nota enviada nesta terça-feira (4), a Polícia Militar esclareceu que foi "surpreendida" pelo tumulto e que dispersaram os agressores e patrulharam a vizinhança logo após a confusão. A corporação ainda disse que "dois dos agressores ficaram machucados e acabaram detidos, mas foram liberados porque ninguém quis representar contra eles".

"A Polícia Militar esclarece que estava fazendo o patrulhamento na festa do aniversário do Santa Cruz, no Largo do mesmo nome, quando foi, juntamente com os participantes, surpreendida pela invasão de um grupo com cerca de 80 pessoas, supostamente integrantes de uma das chamadas “torcidas organizadas” do Sport. Eles chegaram de forma bastante agressiva, usando pedras, paus e garrafas para atingir os torcedores que festejavam. De imediato, os policiais, que estavam posicionados em frente à igreja, partiram para cima na tentativa de contê-los. Ao mesmo tempo, tricolores também decidiram resistir aos invasores e teve início uma briga generalizada. A ação da PM, no entanto, evitou que o pior acontecesse, dispersando os agressores. Dois deles ficaram machucados e acabaram detidos, mas foram liberados porque ninguém quis representar contra eles. Policiais com motos patrulharam a vizinhança para evitar nova aglomeração. Com o fim da confusão, a festa foi reiniciada, só se encerrando às 22h, por determinação dos policiais. Populares que estavam na festa e seus organizadores agradeceram a pronta intervenção dos PMs, admitindo que sem ela poderia ter acontecido uma tragédia no local".

Resposta do Sport Club do Recife

Repudiando "qualquer tipo de violência", o Sport se manifestou, no fim da noite, através de suas redes sociais, sobre o ocorrido. A diretoria afirmou que se solidarizava com a torcida do Santa Cruz e que iria procurar as autoridades para identificar os participantes da selvageria e bani-los de qualquer atividade na Ilha do Retiro.

Nota da Polícia Civil

"A Polícia Civil de Pernambuco instaurou inquérito para investigar o grupo que atacou na noite desta segunda-feira, os torcedores do Santa Cruz que comemoravam o aniversário do clube no Bairro da Boa Vista, Centro do Recife. A polícia está analisando as imagens divulgadas em redes sociais e de câmeras de segurança da área para identificar todos os envolvidos no crime. No momento do ataque, a Polícia Militar estava presente no evento e conseguiu evitar que as agressões contra os torcedores do Santa Cruz fossem ainda mais graves".