COVID-19

Criança de 1 ano com sintomas de Covid-19 morre com síndrome respiratória no Recife

A Secretaria Estadual de Saúde colheu amostras do caso e enviou para o Laboratório Central de Saúde Pública em Pernambuco

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 21/03/2020 às 20:10
Foto: Edmar Melo/ JC Imagem
FOTO: Foto: Edmar Melo/ JC Imagem

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou, neste sábado (21), que está investigando a morte de uma criança de um ano por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Hospital Universitário Oswaldo Cruz, em Santo Amaro, no Recife. As amostras foram coletadas e enviadas para o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE) para investigação de vírus respiratórios. O resultado sai em 72 horas.

>>>Exames de criança de um ano que morreu no Recife testa negativo para Covid-19<<<

SRAG

A Srag pode ser provocada por diversos agentes etiológicos, a exemplo de bactérias e vírus, como Influenzas A e B e Covid-19, que foi incorporada na vigilância da Síndrome Respiratória Aguda Grave em Pernambuco desde o dia 18 de março.

Dados em Pernambuco

De acordo com os dados divulgados pela SES-PE, em 2020, até 29 de fevereiro, Pernambuco registrou 211 casos de Srag. O quadro é caracterizado pela necessidade de internação de pacientes com febre, tosse ou dor de garganta associado à dispneia ou desconforto respiratório ou saturação de oxigênio abaixo de 95%. Desse total, 13 foram positivos para algum tipo de influenza, sendo 9 para influenza B e 4 influenza A(H1N1).