COVID-19

Pernambuco registra mais 19 mortes e 187 casos de coronavírus

Os dados foram divulgados neste sábado (18) e apontaram um total de 205 óbitos e 2.193 infectados no estado

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 18/04/2020 às 21:10
Pixabay
FOTO: Pixabay

Em novo boletim epidemiológico divulgado neste sábado (18), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou 187 novos casos e 19 mortes por coronavírus em Pernambuco. Com isso, o estado totaliza 2.193 ocorrências, 205 óbitos e 94 pacientes que já foram recuperados da doença. Dos casos confirmados, 1.510 estão em isolamento domiciliar e 384 internados, sendo 70 em UTI e 314 em leitos de enfermaria.

Até agora, os casos de infectados estão distribuídos por 72 municípios pernambucanos, além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros estados e países.

Óbitos

Entre as 19 mortes confirmadas, sete foram de homens e 12 de mulheres, de pessoas residentes no Recife (9), Jaboatão dos Guararapes (1),
Paulista (1), Olinda (1), Cabo de Santo Agostinho (1), Paudalho (2), Machados (1), Timbaúba (1), Palmares (1) e Bonito (1).

Os pacientes tinham idades entre 48 e 94 anos, e faleceram entre os dias 12 e 17 de abril. PerAs faixas etárias dos novos óbitos são as seguintes: 40 a 49 (1); 50 a 59 (5); 60 a 69 (4); 70 a 79 (2) e com 80 anos ou mais (7).

Dos 19 pacientes que vieram à óbito, 7 apresentavam comorbidades como hipertensão (7), diabetes (5), obesidade (1), doença vascular crônica (1), doença renal crônica (1), doença pulmonar obstrutiva crônica (1), hiperplasia prostática (1), infecção do trato urinário (1) e câncer (2) - o mesmo paciente pode ter mais de uma comorbidade. Os demais estão em investigação pelos municípios.

Testagem em profissionais de saúde

Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco, até agora, 868 casos foram confirmados e 612 descartados. As testagens abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal) ou privada. O Estado foi o primeiro do país a criar um protocolo para testar. os profissionais da área da saúde.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.