Reabertura

Praias de Pernambuco voltam a receber frequentadores; veja restrições

Decreto estadual atribuiu responsabilidade para reabertura de praias, parques e calçadões para as prefeituras

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 20/06/2020 às 8:46
Wellington Lima/TV Jornal
FOTO: Wellington Lima/TV Jornal

O protocolo de reabertura de praias, parques e calçadões, que foi atribuído através de decreto estadual para as gestões municipais, está valendo a partir deste sábado (20).

No Recife, a manhã tem sido de orientação por agentes da prefeitura na Praia de Boa Viagem, que foi aberta apenas para a prática de exercícios físicos individuais e ciclismo. A ciclofaixa volta a funcionar aos domingos a partir de amanhã (21).

Yanne Marques, secretária executiva de Esportes da Prefeitura do Recife, esclarece dúvidas quanto à liberação de atividades na praia. O banho de mar ainda não está liberado.

“A gente pede um pouquinho mais de paciência, esse momento está muito próximo, mas, agora, é hora da gente iniciar essa retomada gradativa, esperar a resposta dessa liberação, que os números continuem caindo e, naturalmente, essas liberações vão acontecendo.”

A Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco esclareceu que a medida não vale para os municípios da Zona da Mata e do Agreste do estado, porque são regiões que ainda enfrentam uma fase mais crítica da pandemia do novo coronavírus.

Ouça a reportagem de Marcela Maranhão:

Praias já liberadas em Pernambuco

Em Ipojuca, no litoral sul pernambucano, a prática esportiva individual e banho de mar nas praias são permitidos apenas pela manhã, das 4h às 12h. A cidade é o endereço de locais badalados, como Porto de Galinhas, Serrambi, Muro Alto e Cupe.

A reabertura tem outras limitações – o comércio de barracas com colocação de cadeiras e guarda-sóis está proibido.

Os ambulantes também não podem circular na faixa de areia oferecendo produtos, principalmente alimentos. O uso de máscara de proteção continua obrigatório, exceto durante a prática esportiva no mar.

As praças seguem fechadas, inclusive as localizadas no centro, zona rural e na periferia de Ipojuca.

A primeira fase da reabertura das praias segue até a próxima sexta-feira (26), quando serão anunciadas novas medidas.

Na Região Metropolitana do Recife, as praias de Olinda serão abertas com restrições neste domingo (21). Em Paulista, na segunda-feira (22) e, em Jaboatão dos Guararapes, ainda haverá análise do decreto estadual e a produção de um protocolo para a liberação. Por enquanto, os moradores da cidade terão que aguardar.

Na Ilha de Itamaracá, no Litoral Norte do estado, o acesso está restrito aos moradores e trabalhadores do local.

No Cabo de Santo Agostinho, no Litoral Sul, as atividades físicas e práticas esportivas em praias, calçadões e parques serão retomadas na segunda-feira (22).