Pandemia do novo coronavírus

Covid-19: Pernambuco começa segundo dia de vacinação contra a doença

Somente no Recife, 33,1 mil pessoas devem ser vacinadas com o primeiro lote da Coronavac

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 19/01/2021 às 8:35 | Atualizado em 17/03/2023 às 9:35
Wellington Lima/JC Imagem
FOTO: Wellington Lima/JC Imagem

Depois da entrega do primeiro lote da Coronavac em Pernambuco, pessoas que pertencem aos grupos prioritários já começaram a ser vacinadas contra a covid-19.

No Recife, a primeira pessoa a ser imunizada contra a doença nesta terça-feira (19) foi a técnica de enfermagem Maria José da Silva, de 23 anos, no Hospital Provisório Recife 1, na Rua da Aurora, na região central da capital pernambucana.

Maria José atua na linha de frente do combate à covid-19 no hospital desde abril passado. Outros profissionais de saúde também foram vacinados logo após a técnica de enfermagem.

Esse é o caso da nutricionista Lívia Nunes, de 27 anos, que precisou se afastar da família para não transmitir o novo coronavírus para as pessoas mais próximas.

Quem vai ser imunizado na cidade?

O Recife recebeu 66.200 doses, que devem imunizar completamente (com duas doses) 33,1 mil pessoas neste primeiro momento.

Com pouca quantidade de imunizantes disponíveis, os grupos contemplados nesta primeira etapa da vacinação contra a covid-19 serão:

  • profissionais de saúde que atuam na linha de frente de atendimento a pacientes com covid-19;
  • idosos com mais de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência;
  • pessoas com deficiência com mais de 18 anos que vivem em residências inclusivas; e
  • profissionais que atuam nessas instituições.

Próxima etapa

Depois desta etapa, idosos com mais de 75 anos vão entrar na fila para receber as doses. Contudo, não há previsão para a imunização deste grupo, já que não há data para chegada de novo lote de vacinas no Recife.

A previsão da prefeitura é de que todas as doses dos imunizantes sejam aplicadas em uma semana. A segunda dose da Coronavac será aplicada em 15 dias.