Enem 2020

Emoção e apoio de pais marca segundo dia do Enem no Recife

Neste domingo, estudantes respondem 90 questões de matemática, química, física e biologia, na segunda etapa do ENEM 2020

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 24/01/2021 às 14:47
JC Imagem
FOTO: JC Imagem

Na tarde deste domingo (24), milhares de estudantes em Pernambuco realizam a segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio 2020, a principal porta de entrada para a maioria das universidades brasileiras. No Recife, muitos pais foram levar os adolescentes até as escolas onde as provas são realizadas.

A estudante Evelyn da Silva Santos, 19 anos, faz as provas na Universidade Católica de Pernambuco, no centro da capital. Ela foi levada pelo pai, Esdras Oliveira dos Santos, até o portão G da faculdade. “É a segunda vez que eu trago e é uma emoção inexplicável. Eu sou muito chorão, porque temos filhos e quando a gente ama de verdade, é sempre uma grande emoção. Ela é meu bebê”, disse o pai. Assim como ele, vários outros pais foram vistos dando forças e otimismo aos filhos nos portões dos locais de prova.

Evelyn ainda não sabe o curso exato que quer seguir, mas gosta muito da área da Saúde. “Estou preparada. Estou um pouco nervosa, mas é normal”, disse. Para a estudante, é importante chegar com antecedência para não correr o risco de se atrasar e não poder entrar no local de prova. “Eu sempre me preparo antes. Digo ao meu pai qual o horário que a gente precisa sair [de casa]”, afirmou a estudante.

Enem 2020

Neste domingo (24), os estudantes respondem 90 questões de matemática, química, física e biologia. A primeira etapa das provas foi realizada no domingo passado (17), quando os estudantes responderam as provas de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia), Linguagens (que envolve Língua Portuguesa, Literatura, História da Arte, além de Inglês ou Espanhol) e escreveram uma redação.

Os portões abriram às 11h30 e fecharam às 13h. As provas começaram às 13h30, e os estudante têm até às 18h30 para concluir o exame. No primeiro dia de prova, 51,5% dos escritos faltaram. A expectativa é que, no segundo dia, a taxa de abstenção seja ainda maior.