IMUNIZAÇÃO

Covid-19: veja como agendar e onde vacinar idosos acima de 85 anos no Grande Recife

Cidade do Grande Recife já começaram a vacinar contra a covid-19 idosos com idade superior a 85 anos

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 26/01/2021 às 18:15 | Atualizado em 20/01/2023 às 8:52
Ascom Camaragibe / Cortesia
FOTO: Ascom Camaragibe / Cortesia

As 84 mil doses da vacina contra a covid-19 da Astrazeneca/Oxford enviadas para Pernambuco no último domingo (24) começaram a ser enviadas para a imunização de idosos com mais de 85 anos nesta terça (26).

Tanto o Recife quanto as cidades da região metropolitana já começaram a imunizar o grupo prioritário. Veja abaixo informações sobre a vacinação em cada município do Grande Recife.

Recife

Idosos com 85 anos de idade ou mais que residem no Recife já podem, a partir desta quarta-feira (27), receber a primeira dose da vacina contra a covid-19.

Para isso, a prefeitura da capital pernambucana vai abrir nove centros de vacinação e três postos drive-thru para a vacinação em diversas áreas do Recife.

Onde se vacinar?

Centros de vacinação:

  • Compaz Dom Helder Câmara, no Coque;
  • Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo;
  • Escola Nilo Pereira, em Casa Amarela;
  • Compaz Miguel Arraes, na Caxangá;
  • Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro;
  • Escola Miguel Arraes de Alencar, na Estância;
  • Ginásio Geraldão, na Imbiribeira;
  • Escola Nadir Colaço, na Macaxeira e
  • UPA-E Fernando Figueira, no Ibura.

Drive-thru:

  • Parque da Macaxeira;
  • Geraldão e
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Como agendar?

Para receber a vacina, os idosos precisam realizar o agendamento para confirmar dia, horário e local em que querem receber a dose.

O agendamento pode ser realizado no site ou aplicativo do Conecta Recife, disponível para dispositivo Android e iOS.

Olinda

O processo de vacinação contra a covid-19 em Olinda também começa nesta quarta-feira (27) para idosos a partir de 85 anos.

A campanha integrada deve atender, nesta primeira etapa, 3.840 olindenses, que devem realizar o agendamento prévio pela internet a fim de evitar aglomerações.

No primeiro dia, os primeiro a receber a dose serão os pacientes acamados, incluindo aqueles já cadastrados na Rede Municipal de Saúde.

A partir da quinta (29) a vacinação será expandida para o Shopping Patteo Olinda, em Casa Caiada, com imunização na área interna e serviço de drive-thru.

Jaboatão dos Guararapes

Segundo munícipio mais populoso de Pernambuco, Jaboatão dos Guararapes recebeu 5.760 doses da vacina da Astrazeneca/Oxford nesta terça-feira (26), junto a 2.340 doses da Coronavac.

Jaboatonenses com 85 anos de idade ou mais cadastrados na Estratégia de Saúde da Família (ESF) já estão recebendo a vacina nas próprias residências

Como agendar?

Quem não fizer parte do cadastro do ESF terá à disposição um aplicativo para agendamento de dia, horário e local para vacinação nas próximas etapas.

Cidadãos que não tem condições de se deslocar aos centros de vacinação serão atendidos em domicílio por equipes itinerantes.

Paulista

O município do Paulista terá quatro pontos de vacinação, de acordo com a Secretaria de Saúde. Neste momento, o esquema montado é voltado para a imunização dos idosos a partir de 85 anos com a vacina de Oxford/Astrazeneca.

As doses do imunizante chegaram nesta terça-feira (26) ao munícipio e serão administradas à população idosa já a partir da quarta (27).

Onde se vacinar?

  • Estacionamento do Shopping Norte Janga. Endereço: Av. Dr. Cláudio José Gueiros Leite, 2491 - Janga;
  • Policlinica Adolpho Speck Endereço: R. Mimoso, 35 - Artur Lundgren I;
  • USF Ana Nery (bairro de Maria Farinha) Endereço: R. José Pereira de Amorim, 120 - Maria Farinha;
  • Drive-thru – próximo a UPA de Jardim Paulista Endereço da UPA: Estr. do Frio, 1000 - Jardim Paulista; [a vacinação só ocorrerá nesse ponto a partir da próxima quinta-feira (28)].

Camaragibe

Na cidade de Camaragibe, a vacinação contra a covid-19 em idosos acima de 85 anos de idade teve início nesta terça-feira (26).

As equipes de saúde da prefeitura receberam, para imunização dos cidadãos, 1.290 doses da vacina da Astrazeneca/Oxford. Os critérios de imunização são aqueles definidos pelo governo estadual.

Onde se vacinar?

A Secretaria de Saúde do município segue realizando a vacinação de duas formas: na Unidade de Saúde do Bairro Novo para aqueles idosos que podem se deslocar, e em domicílio para os idosos acamados.

Cabo de Santo Agostinho

O governo municipal do Cabo de Santo Agostinha realiza, na quinta (28), sexta-feira (29) e sábado (30), no horário das 8h às 12h e das 13h às 16h, um mutirão de vacinação contra a covid-19 destinada a idosos com 85 anos ou mais.

Serão duas localidades por dia, sem necessidade de agendamento. É preciso apenas que o idoso compareça a um dos pontos de vacinação com documento oficial com foto e comprovante de residência.

Já os idosos com dificuldade de locomoção serão vacinados em seus próprios domicílios por meio do cadastro dos Postos de Saúde da Família. A expectativa é de que 1.350 cidadãos sejam vacinados nesses três dias. Veja o cronograma abaixo.

Quinta-feira (28)

  • Escola Prefeito Eronides Soares - R. da Praia, s/n - Pontezinha
  • Escola Professora Maria Thamar Leite da Fonseca - Rodovia Estadual Pe 28 Km 8, 8 - Enseada dos Corais

Sexta-feira (29)

  • Escola Professor Manoel Davi Vieira da Costa - R. Vicente Yanez Pinzon, s/n - Ponte dos Carvalhos
  • Escola Vereador Reginaldo Loreto da Silva - R. Projetada Dezoito, 144 - Engenho Ilha – Ponte dos Carvalhos

Sábado (30)

  • Escola Dr. Marivaldo Burégio de Lima - Av. Historiador Pereira da Costa, s/n - Centro
  • Escola Professor Antônio Benedito da Rocha - Av. Historiador Israel Felipe, 145 – Garapu