vacinação

Médico que atua no Agreste de Pernambuco é suspeito de 'furar fila' e tomar vacina da covid-19

O médico teria aplicado duas doses da vacina contra covid-19 em um intervalo de apenas 4 dias. Denúncia foi encaminhada para SDS, MPPE e Cremepe

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 03/02/2021 às 16:05 | Atualizado em 27/02/2023 às 8:48
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) encaminhou para investigação da Secretaria de Defesa Social (SDS), do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e do Conselho Regional de Medicina (Cremepe) uma denúncia contra um médico.

O profissional de saúde que atua no Agreste de Pernambuco teria tomado, de forma irregular, duas doses da vacina contra a Covid-19 em intervalo de apenas quatro dias.

De acordo com a denúncia, a primeira aplicação do imunizante teria sido feita em Caruaru, no dia 22/01, e a outra em Lagoa do Ouro, em 26/01.

O caso foi informado no final da tarde da última terça-feira (2) pela secretaria municipal de Saúde de Lagoa do Ouro, que identificou a situação ao tentar registrar a aplicação no sistema de informação.

Importância de não 'furar fila'

O Secretário Estadual de Saúde, André Longo, ressalta a importância da população e dos trabalhadores da Saúde seguirem as recomendações oficiais sobre o uso do imunizante.

“A vacina é um bem coletivo e é preciso respeitar os públicos prioritários e o tempo entre a primeira e segunda dose", falou.

"Além disso, reitero a necessidade de denunciar os casos que não estão em conformidade com o plano estadual de vacinação para que sejam devidamente investigados" completou.

"O sistema é nominal, com identificação pelo CPF, e nós estamos, em parceria com os órgãos de segurança e de controle, fiscalizando a correta aplicação dos insumos”, informou.