COVID-19

Demitida por se recusar a tomar vacina, enfermeira morre após reinfecção da covid-19

Enfermeira tinha 35 anos e deixou um filho de 2 anos

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 26/02/2021 às 16:45 | Atualizado em 19/09/2022 às 10:54
Reprodução/ Facebook
FOTO: Reprodução/ Facebook

Priscila Veríssimo faleceu aos 35 anos após reinfecção por covid-19. A enfermeira se recusou a tomar a vacina CoronaVac.

O caso aconteceu em Arapiraca, em Alagoas, na última quarta-feira (24).

Nas redes sociais, Priscila Veríssimo se mostrava apoiadora de Jair Bolsonaro (sem partido), e compartilhava nas redes sociais vídeos do presidente.

 

Demissão

Priscila Veríssimo trabalhava no Complexo Hospitalar Manoel Andre (CHAMA) e tinha direito a tomar o imunizante por ser enfermeira, mas foi demitida após se recusar a tomar a vacina.

Ela já havia sido infectada uma vez, por isso, achou que não pegaria a doença novamente e duvidava da eficácia da CoronaVac.

Priscila deixa um filho de 2 anos.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus.

Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus.

Mesmo com o início da vacinação contra a covid-19, é importante manter as medidas, como uso em massa de máscaras, higienização correta das mãos e isolamento social.