PANDEMIA

COVID-19: UTIs de Pernambuco são ocupadas por JOVENS que estão em AGLOMERAÇÕES

Informação é do presidente do Sindicato dos Hospitais do Estado

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 01/03/2021 às 16:00 | Atualizado em 08/02/2023 às 10:11
Reprodução/Internet
FOTO: Reprodução/Internet

Está crescendo o número de jovens ocupando leitos de UTIs em Pernambuco destinados a casos suspeitos e confirmados de covid-19.

A informação é do presidente do Sindicato dos Hospitais do Estado, George Trigueiro.

Em entrevista à Rádio Jornal, ele informou que está diminuindo o acesso às vagas de terapia intensiva de pessoas idosas, como reflexo da vacinação.

Porém, há um aumento dos casos da covid-19 entre os jovens que estão frequentando baladas, raves e festas, devido a nova variante do coronavírus.

Pernambuco poderá adotar medidas mais restritivas nos próximos dias

Em entrevista à Rádio Jornal realizada nesta segunda-feira (1º), o secretário Estadual de Saúde de Pernambuco, informou que, mesmo com algumas medidas já adotadas, podem haver mais restrições nos próximos dias.

Na ocasião, Longo também falou sobre a alta taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e destacou a preocupação das autoridades de saúde com o aumento de casos de coronavírus.

"Tem mais doente entrando nos nossos leitos de UTI do que a nossa capacidade de tirá-los.

Isso faz com que a taxa de ocupação fique crescente e é preciso abrir várias frentes, como ampliar a vacinação, especialmente dos idosos.

Leitos de UTI destinados ao tratamento da Covid-19

O secretário destacou ainda que, no último fim de semana, Pernambuco abriu novos 22 leitos, mas que foram rapidamente ocupados por pacientes em estado grave.

A perspectiva é de que o Estado abra novos 50 leitos nesta semana, mas, ainda assim, a quantidade pode não ser suficiente para atender à demanda.

"Se a aceleração (do contágio) continuar rápida, como a gente começa a ver, não vai ter leito suficiente", alertou o secretário.

"Nós precisamos nos unir como sociedade em Pernambuco para cumprir com as medidas sanitárias nas próximas semanas, porque aí, caso contrário, nós podemos ter o pior março da história", disse Longo.

Medidas restritivas

Na última semana, Pernambuco adotou medidas restritivas para conter a disseminação da Covid-19.

Na sexta-feira (26), 63 municípios das II, IV e IX Gerências Regionais de Saúde (Geres) suspenderam atividades não essenciais das 20h e 5h, durante a semana, e das 17h até as 5h nos fins de semana.

O restante do Estado suspendeu das 22h e 5h.

Relembre o início da pandemia de Covid-19 no Brasil

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus.

Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.