Medidas restritivas

Procon autua três estabelecimentos no Grande Recife por funcionarem após horário permitido

Segundo o Procon, a maioria dos estabelecimentos visitados cumpria as determinações do Governo

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 04/03/2021 às 19:00 | Atualizado em 16/01/2023 às 9:09
Divulgação/Procon
FOTO: Divulgação/Procon

No primeiro dia da nova fase de restrições no Estado, nessa quarta-feira (3), o Procon Pernambuco, em parceria com outros órgãos, autuou três lojas de conveniência.

Localizadas nos bairros de Campo Grande e Hipódromo, na Zona Norte do Recife, e Casa Caiada, Olinda, os estabelecimentos estavam funcionando após o horário permitido para serviços não essenciais.

Até o dia 17 de março, os serviços não essenciais precisam fechar às 20h nos dias úteis, e não podem abrir nos finais de semana.

Cerca de 40 profissionais do Procon Pernambuco, Procon Recife, Corpo de Bombeiros, Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) e Polícia Militar atuaram nas ruas da Região Metropolitana do Recife.

A fiscalização do Procon

Segundo o Procon, a maioria dos estabelecimentos visitados cumpria as determinações do governo estadual.

O órgão também deu orientações, principalmente para ambulantes que trabalham vendendo espetinhos e lanches rápidos.

Diversos foram informados sobre as novas medidas e orientados a encerrar as atividades para cumprir o decreto.

O Procon conta que, na Rua Sete de Setembro, no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife, e em Rio Doce, Olinda, após as orientações dos fiscais, os comerciantes cumpriram com as determinações.

Também foram feitas orientações nos estabelecimentos que estavam trabalhando com delivery e retirada de produtos, mas que não possuíam esse tipo de informação para o consumidor.

“É importante que a população e os comerciantes compreendam que não temos interesse em fechar nada, em prejudicar nenhum setor", frisa o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

E completa: "mas a situação é de emergência e precisamos cumprir as medidas para preservar a vida das pessoas".

>> Brasil tem 2º dia com maior número de mortes por Covid-19 desde o início da pandemia

Como denunciar o descumprimento das medidas restritivas?

Denúncias chegavam em tempo real no Instagram do Procon e de imediato eram conferidas pelas equipes de rua. As fiscalizações seguem durante todas as noites até o fim do período de restrições.

Denúncias podem ser feitas das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, no 0800.282.1512, ou de domingo a domingo, 24 horas por dia, no WhatsApp: 81 3181-7000 - ou no Instagram: @proconpe.