INSS

Antecipação do 13º SALÁRIO do INSS para aposentados em 2021: qual é a previsão de pagamentos?

O Governo já sinalizou se pretende antecipar o 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS, em 2021

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 05/03/2021 às 11:39 | Atualizado em 10/01/2023 às 12:08
Marcello Casal Jr./ABr
FOTO: Marcello Casal Jr./ABr

Assim como aconteceu em 2020, os aposentados e pensionistas do INSS esperam receber o adiantamento da primeira parcela do 13º salário ainda no primeiro semestre de 2021.

A nova antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS já vinha sendo estudada, desde 2020, e a discussão continua.

Em janeiro, o Sindicato Nacional dos Aposentados da Força Sindical fez o pedido de antecipação da primeira parcela do 13º salário do INSS para aposentados, segundo o presidente do sindicado, João Inocentini.

Previsão inicial

Inicialmente, esperava-se liberar a antecipação do 13° salário para aposentados e pensionistas do INSS a partir de fevereiro, pagando a primeira parcela, e a segunda seria paga em março.

Já que o Orçamento 2021 ainda não foi aprovado, não foi possível cumprir esse prazo, visto que o calendário de pagamentos de aposentadorias e pensões do INSS de fevereiro já começou e já termina no sábado (6).

Nova previsão

Por causa disso, a previsão é de início dos pagamentos no final do mês de março, segundo informações de representantes dos segurados do INSS.

A expectativa é que o pagamento seja feito de acordo com a folha mensal de benefícios. Segundo o calendário do INSS para os aposentados e pensionistas, o dinheiro seria depositado a partir do dia 25 de março.

Quando devem ser os pagamentos do 13º do INSS?

Se for confirmada a liberação do 13º ainda neste primeiro semestre, a primeira parcela deve sair entre o final de março, a partir do dia 25, e o começo de abril, até o dia 7.

Essa previsão acontece por causa da divisão do calendário de pagamento dos benefícios do INSS.

>> INSS: Entenda as mudanças nas aposentadorias e pensões em 2021

São datas diferentes para quem recebe até um salário mínimo de aposentadoria ou pensão, que começa a receber nos últimos dias do mês.

Já quem recebe acima de 1 salário mínimo, que recebe nos primeiros dias do mês seguinte.

Se seguir o esquema do ano passado, a segunda parcela sairia entre o final de abril e o começo de maio, também seguindo o esquema do calendário.

Como foi o pagamento do 13º do INSS em 2020

  • A primeira parcela foi paga entre os dias 24 de abril e 8 de maio
  • A segunda parcela saiu entre 25 de maio e 5 de junho