Covid-19

QUARENTENA EM PERNAMBUCO: Veja como está a circulação de pessoas neste sábado (6), no Estado

No primeiro final de semana com medidas mais restritivas para combater o avanço da pandemia, sobraram desrespeito às normas estabelecidas pelo decreto estadual

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 06/03/2021 às 12:58 | Atualizado em 05/01/2023 às 7:16
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Após o novo agravamento da pandemia de covid-19 em Pernambuco, o Estado volta, aos poucos, a se fechar. Este sábado (6) marca o retorno das medidas mais restritas de circulação.

Serviços não essenciais tiveram de fechar às 20h da sexta-feira (5) e só podem reabrir às 5h da próxima segunda-feira (8). Até lá, tudo que não for essencial deve ficar fechado.

Apesar disso, na manhã deste sábado, equipes de reportagem do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação flagraram alguns pontos de aglomeração em vários pontos do Estado.

No mercado de Afogados, na Zona Oeste do Recife, muita aglomeração, algumas pessoas sem máscara e nenhum distanciamento social.

Como comercializa alimentos, o espaço pode funcionar, mas os frequentadores deveriam respeitar o distanciamento físico, o que não acontece.

Em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, muitas pessoas sem máscara usaram o calçadão da praia mais famosa da capital pernambucana para praticar exercícios físicos.

Pessoas sem máscara também foram vistas na orla de Olinda.

Fiscalização do Procon

Fiscais do Procon também circularam pela capital pernambucana.

De acordo com o secretário de Justiça e Direito Humanos, Pedro Eurico, foi encontrado muita gente sem máscara e estabelecimentos abertos irregularmente em alguns bairros.

“Grande parte do comércio colaborou, mas, infelizmente, em alguns bairros da periferia, como no Alto José do Pinho, no Vasco da Gama e no Córrego da Areia, as pessoas insistem em estar sem máscara", disse.

>> Casas de bronzeamento artificial são interditadas pelo Procon-PE no 1º fim de semana da quarentena

De acordo com o secretário, essa é uma atitude "terrível, inclusive idosos e adultos".

Segundo ele, "boa parte do comércio estava aberto irregularmente. A gente começou a sensibilizar e fechar esses estabelecimentos”, explicou.

“Quero pedir a população para que colabore. Só quem resolve isso é a conscientização da população. Se nós não nos unirmos, nós vamos ter milhares de morte”, falou o secretário.

Desrespeito as medidas protetivas em Porto de Galinhas

Agentes tentam orientar banhistas em Porto de Galinhas
Agentes tentam orientar banhistas em Porto de Galinhas
JC Imagem

Na Praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca, no Litoral Sul, banhistas desrespeitavam as orientações e entravam no mar. Também foram localizadas várias pessoas na faixa de areia.

A decisão do governo é que só podem permanecer na praia quem faz atividade física individual.

A fiscalização tenta orientar as pessoas, mas, logo que os agentes saem, os banhistas voltam para o mar, desrespeitando mais uma vez o decreto estadual.

Aglomeração em Caruaru

Muita aglomeração na Feira do Troca, em Caruaru
Muita aglomeração na Feira do Troca, em Caruaru
TV Jornal Interior

Na Feira do Troca, no Parque 18 de Maio, em Caruaru, no Agreste, a equipe de reportagem da TV Jornal Interior também encontrou muita aglomeração. O decreto está vigente até o próximo dia 17.