PANDEMIA

"A partir de agora, vamos prender todo mundo", diz secretário sobre pessoas aglomerando em Pernambuco

Segundo o secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, todos os que desobedecem as regras de convivência com a Covid-19 estão praticando crimes contra a saúde pública

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 08/03/2021 às 17:20 | Atualizado em 30/12/2022 às 10:07
Heudes Régis/SEI
FOTO: Heudes Régis/SEI

O secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico, afirmou que, a partir de agora, quem for flagrado em festas clandestinas e aglomerações pode ser preso.

A declaração foi feita após fiscais do Procon terem flagrado uma festa para mais de 100 pessoas em uma fazenda na Zona Rural de Moreno, no Grande Recife.

Segundo ele, todos os que desobedecem às medidas restritivas em todo o Estado de Pernambuco, estão praticando crimes contra a saúde pública.

"Não vamos mais tolerar esse tipo de comportamento. Todos que participam estão praticando um crime contra a saúde pública, previsto no artigo 268 do código penal", destacou o secretário.

Indivíduos penalizados

Desde o início das fiscalizações, o governo havia conduzido às unidades policiais apenas os organizadores dos eventos. A partir de agora, o secretário afirma que todos os envolvidos deverão ser penalizados.

"A partir de agora, vamos prender todo mundo. Pode ser aglomeração festiva ou festa clandestina, vai todo mundo preso, não só o responsável".

"Todos os participantes serão conduzidos a uma delegacia e responderão a processo criminal", alertou Eurico.

O início da pandemia de Covid-19 no Brasil

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus.

Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.