CORONAVÍRUS

Entenda como vão funcionar os SERVIÇOS DE SAÚDE durante a QUARENTENA EM PERNAMBUCO

Por causa da Covid-19, o governo estadual decretou período de quarentena entre 18 e 28 de maio

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 16/03/2021 às 21:22 | Atualizado em 22/11/2022 às 14:31
Felipe Ribeiro/JC Imagem
FOTO: Felipe Ribeiro/JC Imagem

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) publicou uma portaria que normatiza e faz recomendações sobre o funcionamento dos serviços de saúde em Pernambuco durante o período de quarentena.

A portaria foi publicada nesta quarta-feira (17) e refere-se ao período entre 18 e 28 de maio.

Diante da situação de emergência em saúde pública, a SES-PE informou a necessidade de destinar maior número de profissionais e leitos para o atendimento de pacientes diagnosticados ou com suspeita da covid-19.

>> Governo de Pernambuco anuncia quarentena mais rígida para tentar conter avanço da Covid-19

As orientações da Secretaria de Saúde

A orientação é que, entre os dias 18 e 28 de março, os procedimentos diagnósticos, terapêuticos e ambulatoriais sejam remarcados nos consultórios, clínicas, laboratórios e hospitais em todo o Estado.

A recomendação se aplica apenas a procedimentos cujo adiamento não traga danos à saúde e não coloque em risco a vida dos pacientes.

As cirurgias eletivas, nas unidades da rede assistencial pública e privada, que demandem internação hospitalar, continuam suspensas.

Já os centros de testagem para a covid-19 e o processo de vacinação não serão afetados.

Com a recomendação, os servidores públicos que tiverem suas atividades suspensas temporariamente poderão ser convocados para outras atividades no âmbito da assistência aos pacientes com Covid-19 ou teletrabalho.

O que fica mantido na área da saúde?

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, ficam mantidos, na rede pública e privada, os serviços de atendimentos clínicos e/ou cirúrgicos, procedimentos e exames nos serviços de urgência e emergência.

Além disso, também permanecem as consultas e procedimentos ambulatoriais considerados inadiáveis ou de acompanhamento assistencial não passível de interrupção.

Alguns exemplos são: oncologia, hemodiálise, pré-natal, doenças infectocontagiosas, retorno pós-operatório dentre outros.

>> Plano de convivência e flexibilização econômica: relembre período após 1ª quarentena em Pernambuco

Funcionamento das farmácia em Pernambuco

A dispensação de medicamentos de alta complexidade para os usuários da Farmácia de Pernambuco continuam sendo realizadas normalmente na unidade central, no bairro da Boa Vista, no Recife.

O funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, sem interrupção. O serviço Atende em Casa também continua com a entrega dos remédios ao público prioritário.