saúde

Secretário diz que única medida de evitar curva crescente da covid-19 é reduzir a circulação de pessoas

O Governo do Pernambuco decreto período de quarentena em todo o Estado, por causa dos números altos da covid-19

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 18/03/2021 às 20:58 | Atualizado em 09/11/2022 às 10:16
Hélia Scheppa/SEI
FOTO: Hélia Scheppa/SEI

Em coletiva online, nesta quinta-feira (18), sobre o primeiro dia de quarentena rígida em Pernambuco, o secretário estadual de Saúde, André Longo, fez um balanço das medidas provisórias do governo de Pernambuco.

Longo falou sobre as medidas adotadas para evitar a propagação da covid-19, e voltou a criticar o comportamento de que não respeita as determinações impostas e ocasiona aglomerações pelo Estado.

Além disso, ele reforçou que sistema de saúde pernambucano está cada vez mais próximo do limite, e voltou a pedir cooperação da população.

“Seguimos trabalhando para abrir novos leitos mas, mesmo com os esforços, nosso sistema de saúde está cada vez mais pressionado. A cada dia o vírus se torna mais perigoso e sua propagação, mais rápida", disse.

E continuou: "Sabemos que ampliar o número de leitos é essencial para a recuperação de pacientes graves mas, neste momento, o esforço precisa ser ainda maior e de todos".

"A única medida capaz de frear a curva crescente da covid-19 é reduzir a circulação de pessoas”, afirmou o secretário André Longo.

Abertura de leitos de UTI

De acordo com o governo estadual, desde o início de março foram abertas 303 novas vagas, o que representa cinco vezes a capacidade instalada de UTI no Hospital da Restauração.

Até o moment, o governo informou que Pernambuco superou a marca de 2,4 mil leitos, sendo 1.324 de UTI, efetivamente abertos para atender à população.

As 73 novas vagas de UTI estarão espalhadas pelo Estado.

  • 10 são no Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa;
  • 10 são leitos pediátricos no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip);
  • Quatro são no Cesac – unidade Prado;
  • 10 são no Hospital do Tricentenário;
  • Três no Vale do Una, em Palmares;
  • Oito no Neurocárdio (Petrolina);
  • Oito no Hospital das Clínicas (HC/UFPE);
  • 10 no Jesus Pequenino, em Bezerros;
  • 10 no Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada.

“Para se ter uma ideia, desde o início do mês de março, abrimos 303 novas vagas. Esse número representa cinco vezes a capacidade instalada de UTI no Hospital da Restauração", pontuou André Longo.

"E é 15 vezes maior que o número de leitos de UTI que tínhamos em todos os hospitais de campanha estaduais desativados no ano passado”, contou.

Números da covid-19 em Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nas últimas 24 horas, 2.139 casos da Covid-19. Os dados são dessa quinta-feira (18)

Entre os confirmados hoje, 130 (6%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 2.009 (94%) são leves.

Agora, Pernambuco totaliza 325.315 casos confirmados da doença, sendo 34.050 graves e 291.265 leves.

Também foram confirmados 53 óbitos, ocorridos entre 22 de julho do ano passado e a última quarta-feira (1&).

Com isso, o Estado totaliza 11.563 mortes pela covid-19.

Período em quarentena em Pernambuco

Durante o período de quarentena em Pernambuco, ficarão proibidos de funcionar os serviços de bares e restaurantes; shoppings e galerias comerciais; óticas; salas de cinema e teatros e academias.

Também está proibido o funcionamento de salões de beleza e similares; comércio varejista de vestuário, calçados, eletroeletrônicos e linha branca, cama, mesa e banho e produtos de armarinho.

>> Entenda a diferença entre quarentena, lockdown e isolamento para não confundir o atual decreto em PE

Além disso, escolas e universidades; clubes sociais , esportivos e agremiações; práticas e competições esportivas; praias, parques e praças; ciclofaixas de lazer, eventos culturais e de lazer, além dos sociais.

Já as igrejas e demais templos religiosos poderão abrir para atividades administrativas e para preparação e realização de celebrações via internet.