INSS

Antecipação de 13º salário do INSS para aposentados em 2021: o que falta?

O Governo já sinalizou se pretende antecipar o 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS, em 2021

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 24/03/2021 às 9:58 | Atualizado em 20/10/2022 às 8:09
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
FOTO: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Com o avanço da pandemia de covid-19 e a crise provocada por elas, uma das categorias mais prejudicadas é a dos aposentados e pensionistas, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Após antecipação do abono salarial e o anúncio do auxílio emergencial 2021, a expectativa de aposentados e pensionistas do INSS, agora, é que a antecipação do 13º seja divulgada.

João Inocentini, presidente do Sindnapi (Sindicato dos Aposentados, Pensionistas e Idosos), defende que aposentados e pensionistas não foram tão beneficiados quanto outras categorias na pandemia.

Ele defende que a classe precisa de uma medida do governo.

>> Prova de Vida: INSS alerta para golpe em ligações para aposentados

“Empresas e trabalhadores foram beneficiados, seja com o auxílio emergencial, seja com a redução de jornada e manutenção do emprego. Só o aposentado que não foi", afirma.

E argumenta: "É uma categoria muito grande e que não pode ser esquecida”.

O dirigente diz ainda que, com a pandemia, muitos dos familiares que viviam de trabalhos informais se viram dependentes exclusivamente da renda do aposentado.

Esse aposentado, por sua vez, acabou se endividando ainda mais para conseguir pagar todas as contas.

Antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas

Em 2020, o Governo Federal antecipou o pagamento do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS. A primeira parcela do abono foi quitada entre abril e maio e a segunda, em junho.

Em janeiro de 2021, o governo anunciou que pretende repetir a antecipação, com pagamento da primeira parcela em fevereiro e a segunda, em março.

O ministro da Economia, Paulos Guedes, voltou a falar sobre a antecipação do 13º para aposentados e pensionistas do INSS, no começo do mês.

No entanto, ainda não saiu decreto do presidente autorizando a antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS.

>> INSS: Entenda as mudanças nas aposentadorias e pensões em 2021

O que falta para a antecipação do 13º salário?

O presidente Jair Bolsonaro foi aconselhado por assessores a só assinar a medida que autoriza a antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS, em 2021.

Assim, a medida só seria assinada após o Orçamento ser aprovado no Congresso Nacional. A votação deveria ter ocorrido em dezembro, mas foi adiada. A nova previsão é que seja aprovada no fim de março.

A presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), deputada Flávia Arruda (PL-DF), disse que a proposta orçamentária para este ano deverá ser votada pelo Congresso Nacional, nesta quinta-feira (25).

O presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), ainda não definiu o horário da sessão.

A expectativa é que o decreto saia ainda no início do mês que vem, e o pagamento da primeira parcela do 13º salário antecipado para aposentados e pensionistas seja em abril.

Aposentados responsáveis pelo sustento dos lares

Uma pesquisa divulgada pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) mostra que 75% dos idosos são responsáveis por ao menos metade dos gastos da casa.

Três em cada quatro idosos no Brasil são responsáveis por, pelo menos, metade das despesas da casa, e cerca de um em cada cinco ainda trabalha.

A pesquisa, divulgada em fevereiro, traçou o perfil de pessoas com 60 anos ou mais no Brasil e nos estados.

>> Antecipação do 13º salário do INSS para aposentados é esperada, mas também preocupa; entenda

De acordo com o Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados), 70% dos aposentados e pensionistas do INSS recebem benefício no valor de um salário mínimo (R$ 1.100 em 2021).

Além de ter de contribuir com os gastos familiares, muitas vezes a renda previdenciária é diluída por empréstimos consignados, por exemplo.

Auxílio emergencial

A pesquisa do Dieese mostra que apenas 26% da população idosa mora em lar que recebeu o auxílio emergencial.

O índice é relativamente baixo, porque um dos requisitos para receber o benefício é não ser segurado do INSS.