Vacinação contra covid-19

Butantan anuncia criação da primeira vacina contra covid-19 100% brasileira: a ButanVac

De acordo com o Butantan, ButanVac deve ser fabricada ainda neste ano

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 26/03/2021 às 8:21 | Atualizado em 10/10/2022 às 7:29
Reprodução/Prefeitura de Caruaru
FOTO: Reprodução/Prefeitura de Caruaru

O Instituto Butantan, de São Paulo, anunciou, na manhã desta sexta-feira (26), a criação da primeira vacina contra covid-19 100% brasileira.

Batizada de “ButanVac”, a vacina deve começar a ser fabricada ainda neste ano.

“O Butantan anuncia a criação da ButanVac, a 1ª vacina 100% brasileira contra Covid-19. A produção deve começar ainda este ano, na fábrica que hoje faz a vacina contra Influenza", escreveu o instituto.

"A ButanVac será entregue ao Brasil ainda em 2021. Grande notícia. #Podeconfiar #VacinadoButantan”, anunciou no Twitter.

O Butantan não explicou o percentual de eficácia do imunizante. Para ser aplicado na população, a vacina precisa ser autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Testes da ButanVac

De acordo com o jornal O Estado de São Paulo, o Butantan vai pedir à Anvisa autorização para começar os testes em humanos, envolvendo 1,8 mil pessoas.

Informações da TV Globo afirmam que pedido deve ser feito ainda nesta sexta-feira (26). Os testes já foram feitos em animais.

De acordo com reportagem do Estadão, até 40 milhões de doses podem ser produzidas neste ano ainda.

"Os resultados dos testes pré-clínicos se mostraram extremamente promissores", disse o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), ao explicar os motivos para o início dos testes em humanos ainda em abril.

O Instituto Butantan também participou do processo de desenvolvimento da CoronaVac, a primeira vacina a ser disponibilizada para a população brasileira.

Como funcionam as vacinas