PRECONCEITO

Mãe de Gil do Vigor defende filho após homofobia, e mais um conselheiro do Sport ataca o pernambucano

O pernambucano Gil do Vigor foi alvo de ataques homofóbicos por conselheiros do Sport

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 15/05/2021 às 14:05
Reprodução/ Instagram
FOTO: Reprodução/ Instagram

A mãe do pernambucano Gilberto Nogueira, ex-participante do BBB 21 popularmente conhecido como Gil do Vigor, dona Jacira Santanna, publicou um vídeo em sua conta do Instagram, neste sábado (15), defendendo o filho dos ataques homofóbicos sofridos pelo economista. Nesta sexta-feira (14), um áudio do conselheiro do Sport, Flávio Koury, destilando homofobia contra o torcedor do Leão vazou e foi rechaçado por internautas, famosos e políticos, como o ex-presidente Lula (PT) e o ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT).

“Hoje eu estou indignada pelas palavras grosseiras de homofobia contra o meu filho. Meu filho é um homem de bem, estudioso, é um homem que poucos por aí tem (...) É dor que eu sinto vendo meu filho ser maltratado por um senhor que se diz advogado. Mas eu acredito na Justiça. A Justiça tem gente de bem, que realmente estudou e se formou para defender e punir os errados, pessoas na qualidade desse cidadão, que hostilizou meu filho", desabafou dona Jacira.

Ela também agradeceu pelas mensagens de apoio enviadas pelo Petista e por Ciro. "Eu quero agradecer ao presidente Lula pelo seu apoio, e Ciro Gomes. Muito obrigada", disse.

>> 'Vai ter bicha na Ilha do Retiro, sim', defende torcedor do Sport após homofobia contra Gil do Vigor

>> Conselheiro do Sport afirma que áudios sobre Gil do Vigor foram tirados de contexto

>> 'Gil do Vigor é e será sempre um legítimo representante das cores do Sport', diz Milton Bivar

Ela ainda questionou qual mal teria feito Gil do Vigor para ser alvo de ataques homofóbicos. "O que foi que meu filho fez de mais? O que tem de mais dançar?", completou.

Assista o desabafo de dona Jacira Santanna:

Novos áudios revelam ataques de outro conselheiro

O UOL Esporte divulgou, na manhã deste sábado (15), que recebeu áudios pelo também conselheiro Romero Albuquerque que revelam Renan Valeriano defendendo a atitude do colega Flávio Koury.

"Também sou conselheiro do Sport, compactuo com o que foi falado pelo doutor Flávio e não concordo com a veiculação da nossa marca, da nossa imagem, por esse cidadão, que não tem nenhum serviço prestado ao Sport; pelo contrário, ele empobrece e envergonha a marca Sport Club do Recife. Reitero todas as palavras do doutor Flávio", disse Renan.

A reportagem do UOL Esporte informou ter entrado em contato com o conselheiro, mas ele não respondeu até o momento.

Entenda o caso

A famosa coreografia "tchacki tchacki" que o ex-BBB Gilberto Nogueira, o Gil do Vigor, fez durante sua visita à Ilha do Retiro, no Recife, na quarta-feira (12), foi alvo de comentários homofóbicos por parte de um dos membros do Conselho Deliberativo do Sport.

O áudio que circula nas redes sociais, nesta sexta-feira (14), foi enviado ao blog de Jamildo pelo deputado estadual Romero Albuquerque (PP), que solicitou a expulsão do conselheiro Flávio Koury do quadro de conselheiros.

No áudio, o advogado Flávio Koury reclamou que "1,2 milhões de pessoas achando que o Sport só tem viado" e ainda disse que "a viadagem todinha vai comprar [a camisa do Sport]".

Para Flávio, a dança de Gil do Vigor, que declarou sua torcida pelo time enquanto ainda estava no programa, pegou “mal demais” para o time.

“Se ele tivesse feito essa dancinha na casa dele ou no bordel, eu não estava nem aí. Foi dentro da ilha do retiro, né rapaz? Isso é uma desmoralização! Isso é ausência de vergonha na cara. É isso que estamos vivendo. Não tem mais respeito por pai e filho. É a depravação. Isso é o retrato do que o PT deixou pra gente. É exatamente isso”, disparou o conselheiro do Sport no áudio.

Ouça o áudio:

"Vai ter bicha na Ilha do Retiro, sim"

Torcedores do Sport e internautas saíram em defesa do pernambucano Gilberto Nogueira, o Gil do Vigor, após a repercussão de comentários homofóbicos feitos pelo advogado Flávio Koury.

Um deles foi o jornalista Eduardo Sena. Em sua conta do Twitter, ele postou uma foto sua na Ilha do Retiro com a bandeira LGBTQIA+ com a legenda: "vai ter bicha na Ilha do Retiro, sim, seu Flávio Koury".

>> Gil do Vigor visita Ilha do Retiro e ganha camisa personalizada do Leão

>> Referência de Gil do Vigor, professor revela trajetória do ex-BBB até aprovação no PhD: 'Sempre entre os melhores da turma'

Veja as manifestações de afeto

 

Fora Koury

Na rede social, pouco depois da divulgação do caso, a hashtag #ForaKoury e a frase “Gil merece respeito” rapidamente ficaram entre os assunto mais comentados do Twitter.

Veja algumas postagens feitas por internautas na rede social: