pandemia

Covid-19: Fiocruz diz que entregou vacinas da AstraZeneca no prazo de validade e lotes foram importados

A vacina da AstraZeneca/Fiocruz contra a Covid-19 é um dos imunizantes usados no Brasil contra a doença

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 02/07/2021 às 18:27 | Atualizado em 26/08/2022 às 10:50
Reprodução/Agência Brasil
FOTO: Reprodução/Agência Brasil

Após a reportagem da Folha de São Paulo sobre possíveis doses vencidas da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca, que causou impacto em todo o Brasil nesta sexta-feira (02), a Fiocruz emitiu uma nota oficial sobre o assunto.

No pronunciamento eles afirmaram que ''nenhuma vacina da AstraZeneca teria sido entregue fora do prazo de validade''.

Além disso, a Fiocruz revelou que ''nenhum dos referidos lotes foram produzidos pela instituição'' e sim ''importados prontos do Instituto Serum, da Índia e outros fornecidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS)''.

Como identificar se tomou vacina vencida?

De acordo com a Folha, o Ministério da Saúde informou, por nota, que "as doses entregues para as centrais estaduais devem ser imediatamente enviadas aos municípios pelas gestões estaduais.

abe aos gestores locais do SUS o armazenamento correto, acompanhamento da validade dos frascos e aplicação das doses, seguindo à risca as orientações do Ministério".

A pasta disse que "acompanha rigorosamente todos os prazos de validade das vacinas Covid-19 recebidas e distribuídas".

Pernambuco garante investigação do caso das vacinas vencidas

Após o Ministério da Saúde negar que, pelo menos 26 mil doses vencidas da AstraZeneca foram aplicadas em todo o Brasil, incluindo Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) se posicionou.

Nesta sexta-feira (02), a SES-PE afirmou que vai avaliar com as prefeituras dos municípios para saber se as pessoas foram imunizadas com doses das vacinas contra a covid-19 fora da validade no Estado.

De acordo com o Governo de Pernambuco, até o momento, mais de 4,2 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 foram aplicadas na população e o possível erro vacinal (1.268 doses), caso tenha acontecido, representaria 0,02% do total.

Em caso de vacina vencida, a orientação do Ministério da Saúde (MS) é fazer a notificação do caso no e-SUS Notifica e acompanhar o munícipe.

Quais lotes da vacina contra Covid-19 venceram?

A vacina da AstraZeneca, a vacina mais usada no Brasil, responde por 57% das doses já aplicadas. Os imunizantes com o prazo de validade expirado fazem parte de de oito lotes importados ou adquiridos por consórcio.

Um dos lotes venceu no dia 29 de março. Veja os lotes da vacina da AstraZeneca que terminaram o prazo de validade:

  • 4120Z001 expirou em 29 de março
  • 4120Z004 expirou em 13 de abril
  • 4120Z005 expirou em 14 de abril - (70% das doses aplicadas depois da validade é desse lote)
  • CTMAV501 expirou em 30 de abril
  • CTMAV505 expirou em 31 de maio
  • CTMAV506 expirou em 31 de maio
  • CTMAV520 expirou em 31 de maio
  • 4120Z025 expirou em 04 de junho

Confira a nota da Fiocruz na íntegra:

Em relação à informação de que doses da vacina AstraZeneca teriam sido aplicadas fora da validade, a Fiocruz esclarece que os referidos lotes não foram produzidos pela instituição.

Parte dos lotes (com numeração inicial 4120Z) é referente aos quantitativos importados prontos do Instituto Serum, da Índia, chamada de Covishield, e entregues pela Fiocruz ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde (MS) em janeiro e fevereiro deste ano.

Os demais lotes apontados foram fornecidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS).

Todas as doses das vacinas importadas da Índia (Covishield) foram entregues pela Fiocruz em janeiro e fevereiro dentro do prazo de validade e em concordância com o MS, de modo a viabilizar a antecipação da implementação do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, diante da situação de pandemia.

A Fiocruz está apoiando o PNI na busca de informações junto ao fabricante, na Índia, para subsidiar as orientações a serem dadas pelo Programa àqueles que tiverem tomado a vacina vencida.

Confira a nota do Ministério da Saúde na íntegra:

Ministério da Saúde informa que nenhuma dose de vacina é entregue aos estados e Distrito Federal vencida.

A pasta acompanha rigorosamente todos os prazos de validade das vacinas Covid-19 recebidas e distribuídas pela pasta.

Conforme pactuado com Conass e Conasems, as doses entregues para as Centrais Estaduais devem ser imediatamente enviadas aos municípios pelas gestões estaduais.

Cabe aos gestores locais do SUS o armazenamento correto, acompanhamento da validade dos frascos e aplicação das doses, seguindo à risca as orientações do Ministério.

Segundo a orientação do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), caso alguma vacina seja administrada após o vencimento, essa dose não deverá ser considerada válida, sendo recomendado um novo ciclo vacinal, respeitando um intervalo de 28 dias entre as doses.

O vacinado deverá ser acompanhado pela Secretaria de Saúde local.