tristeza

Morre Orlando Drummond, o 'Seu Peru' da Escolinha do Professor Raimundo e dublador de 'Scooby-Doo'

O ator e dublador, Orlando Drummond, faleceu aos 101 anos; ele foi um dos pioneiros da dublagem no Brasil

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 27/07/2021 às 18:22 | Atualizado em 13/05/2022 às 16:30
Reprodução/Estevam Avellar
FOTO: Reprodução/Estevam Avellar

O mundo da dublagem deu adeus à um dos pioneiros da profissão no Brasil. Aos 101 anos, o ator e dublador Orlando Drummond teve a morte confirmada nesta terça-feira (27).

A informação foi revelada pelo colunista Ancelmo Gois, do O Globo. O artista morreu em casa, no bairro de Vila Isabel, na Zona Norte do Rio de Janeiro, devido à falência múltipla dos órgãos.

Em março deste ano, o artista se vacinou contra a covid-19. No entanto, passou dois meses internado em um hospital no Rio de Janeiro para tratar de uma infecção urinária.

 

Ele fez Scooby-Doo por 41 anos, até 2013, sendo também a voz mais conhecida do Popeye e do Corujão na franquia do Ursinho Pooh; além de dublar ALF em ALF, o ETeimoso; Vingador em Caverna do Dragão.

Orlando Drummond também foi a voz do Patolino e do Frajola nos anos 70, do Gargamel nas animações e Papai Smurf nos filmes dos Smurfs.

Orlando Drummond era um dos maiores dubladores

A carreira de Orlando Drummond começou em 1942 como contrarregra em uma rádio. A dublagem entrou na vida dele na década de 1950.

O trabalho profissional perdurou até junho de 2015, quando precisou se aposentar após sofrer um acidente.

Antes disso, Orlando Drummond entrou para o Livro Guinness dos Recordes por dublar Scooby-Doo por mais de 35 anos.

Ele deixou de fazer o personagem na 1ª temporada série Scooby Doo - Mistério S/A, por causa de uma exigência da Warner, sendo substituído então por Reginaldo Primo.

Carreira de Orlando Drummond na televisão

Apesar de ter décadas de sucesso na dublagem, o grande público só conheceu o rosto de Orlando Drummond pelo personagem Seu Peru, no qual ele interpretou da Escolinha do Professor Raimundo e no programa Zorra Total entre 1999 e 2013 (interpretando também diversos personagens).

Em novelas, a primeira participação ocorreu em Caça Talentos, interpretando Zaratustra de 1996 a 1998.