FESTIVAL

Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) em 2022 pode ter 30 dias, diz prefeito de Garanhuns

Prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), falou sobre a edição do Festival de Inverno de Garanhuns em 2022 em entrevista à TV Jornal Interior

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 30/07/2021 às 16:00 | Atualizado em 27/04/2022 às 18:34
Foto: Leo Caldas/Divulgação Furdape
FOTO: Foto: Leo Caldas/Divulgação Furdape

Já são dois anos sem o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG).

A pandemia da covid-19 acabou afetando a realização de uma das principais atrações do calendário cultural de Pernambuco. No entanto, segundo o prefeito da cidade localizada no Agreste pernambucano, Sivaldo Albino (PSB), o evento será realizado durante 30 dias em 2022.

A afirmação foi feita em entrevista à TV Jornal Interior, nesta sexta-feira (30).

O FIG costuma ser realizado durante dez dias e reúne dezenas de atrações locais e nacionais. A edição mais recente do festival aconteceu em 2019.

Apesar do desejo do prefeito Sivaldo, a pandemia ainda não acabou e não há previsão de quando chegará ao fim.

Além disso, apesar de ser parceira do evento e garantir o uso do território de vários espaços da cidade, a Prefeitura de Garanhuns não é responsável pelo evento, que é de responsabilidade do Governo do Estado.

De acordo com a assessoria da Prefeitura de Garanhuns, a intenção é fazer da edição de 2022, que marcaria o 30º FIG, um evento maior e mais especial, conforme revelou o JC Online.

As ações ao longo de 30 dias, no entanto, precisariam ser estudadas e pensa-se, a princípio, na expansão por pelo menos mais um fim de semana.

O presidente da Fundação do Patrimônio Artístico e Histórico de Pernambuco (Fundarpe), Marcelo Canuto, sinalizou que há “conversas sobre possíveis mudanças no festival, mas que ainda não há definições.

"Existe a sugestão [de ampliar para 30 dias], mas o FIG é um evento com características próprias que não podem se perder", disse.

"É por isso que não fizemos uma versão online este ano, pois não iria preservar a essência do festival. Não adianta a gente colocar um evento de 30 dias que não tenha o alto padrão do FIG", explicou.

.

Sobre o Festival de Inverno de Garanhuns

O FIG integra diferentes linguagens artísticas, como música, teatro, circo, artes visuais, entre outras, e que os custos com logística são robustos.

Por isso, a partir de janeiro, os trabalhos, que já vêm sendo desenhados, irão começar de fato, já pensando a edição de 2022.