Pandemia

Carnaval 2022: Prefeitura de Olinda anuncia plano de retomada do turismo na cidade; haverá folia de momo nas ladeiras no ano que vem?

Por causa da pandemia do novo coronavírus, não houve festas de carnaval em 2021

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 06/10/2021 às 10:01 | Atualizado em 11/07/2022 às 10:27
Acervo/ JC Imagem
FOTO: Acervo/ JC Imagem

A prefeitura de Olinda convocou a imprensa para um anúncio na manhã desta quarta-feira (6). De acordo com o comunicado, os órgãos oficiais do município vão falar sobre um plano para o setor de turismo, considerado um dos mais afetados durante a pandemia do novo coronavírus.

Um dos pontos altos do setor turístico da cidade envolve a festa mais tradicional do início de ano, que é o Carnaval.

Por causa dele, as ruas estreitas e coloridas ficam tomadas por foliões que vêm de vários estados e até de outros países, mas, por causa da pandemia, neste ano de 2021, não houve festa, o que afeta diretamente todos os estabelecimentos e profissionais informais que dependem da folia de momo para sobreviver.

Carnaval 2022

A expectativa é que, durante a coletiva de imprensa, a prefeitura de Olinda fale sobre se há algum plano para o Carnaval de 2022.

Programa "Vamos Olindar"

Ao chegar no local da coletiva de imprensa, os repórteres receberam um release adiantando que a prefeitura vai lançar um programa chamando "Vamos Olindar".

No texto, a gestão municipal detalha que vai oferecer cursos profissionalizantes para para profissionais da área de turismo. Entre os cursos, há vagas para aulas de guia turístico e garçom.

Além disso, o Alto da Sé, um dos principais pontos turísticos da cidade, ficará com acesso bloqueado para veículos aos sábados e domingos das 14h às 20h.

Mais passeios

Segundo o texto, a prefeitura também vai investir em passeios no Sítio Histórico da cidade para alunos da rede municipal de ensino.

Nota na íntegra:

"Vamos Olindar: Prefeitura de Olinda anuncia Plano de ações para o Turismo

Estratégia fomenta um dos setores mais impactados na pandemia da Covid-19

A Prefeitura de Olinda apresenta nesta quarta-feira (06.10) o plano de ações estratégicas para a retomada do turismo da cidade. Para atender a um dos setores mais afetados durante a pandemia da Covid-19, o Vamos Olindar reúne importantes iniciativas para que a beleza histórica da Cidade Patrimônio siga encantando olindenses e turistas do mundo todo.

Para essa retomada, a cidade já conquistou o selo Safe Travels. O reconhecimento é uma iniciativa do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), por meio da Secretaria de Turismo de Pernambuco (SETUR-PE), que busca certificar os destinos que estão alinhados com as normas de segurança sanitárias como forma de estímulo à retomada do turismo global. Olinda foi a segunda cidade pernambucana a receber o reconhecimento.

Para potencializar os serviços de turismo na cidade, a Prefeitura está oferecendo uma série de cursos profissionalizantes direcionados a profissionais da área. São capacitações como iluminação cênica, garçom, camareira, guia turístico e outros. As formações são desenvolvidas em parceria com o Senai, Senac e Paço do Frevo.

Privilegiando a experiência de quem vem visitar um dos cartões-postais mais charmosos do Brasil, o Alto da Sé passa a contar com o acesso de veículos bloqueado aos sábados e domingos, das 14h às 20h. Apenas moradores e operações de carga e descarga são permitidos.

Conhecer esse e outros legados do Sítio Histórico é fundamental para a preservação da cidade, por isso a Prefeitura vai investir em passeios para alunos da rede municipal, eventos e outras iniciativas neste sentido. O passeio com as jardineiras será retomado.

A Prefeitura vai investir na criação de um Núcleo Administrativo do Sítio Histórico. Composto por equipe de manutenção preventiva e corretiva, time de profissionais integrados nas áreas de segurança, limpeza, iluminação e manutenção de vias públicas. Com dedicação exclusiva para sanar as demandas do local.

O Núcleo Administrativo vai funcionar também com um Centro de Atendimento ao Morador, localizado na Casa do Turista, para receber solicitações e/ou denúncias. Os canais de atendimento ocorrerão via telefone e WhatsApp.

A Praça do Carmo já está recebendo intervenções que estão melhorando a experiência de quem faz uso do local. Como restauro do coreto, paisagismo, revitalização de brinquedos, bancos e equipamentos de exercícios. O espaço irá receber decoração com teto de sombrinhas de frevo na ponte e totens para recolhimento de fezes de animais. Além da colocação das pedras portuguesas das calçadas e a finalização da reforma do chafariz.

A requalificação dos equipamentos históricos é uma prioridade da Prefeitura de Olinda. Já foram realizadas intervenções do tipo nas bicas dos Quatro Cantos, Rosário e São Pedro, além do Cruzeiro do Alto da Sé. Também foi contemplado o chafariz da Dantas Barreto.

No momento, as obras avançam para a finalização da requalificação da igreja de São Pedro, com previsão de reabertura ao público em dezembro de 2021. A revitalização do Mercado da Ribeira encontra-se na etapa de captação de recursos.

A Prefeitura também investirá no fomento de roteiros turísticos, como um Religioso (Católico), Quilombo Xambá, Maracatu Leão Coroado e o do Jardim Botânico.

A concessão de um selo pela Prefeitura irá conferir ainda mais destaque para os estabelecimentos com personalidade jurídica que se dediquem à realização de atividade turística que permita conhecer e participar in loco da gastronomia, cultura e costumes característicos da localidade visitada.

FESTIVAIS

Criados pela atual gestão a partir de 2017, festivais já tradicionais e que movimentam a cultura e a economia da cidade serão retomados. Como o Festival Olinda dá Gosto, que vai ocorrer na primeira semana de novembro, e o Festival da Tapioca, que é inteiramente dedicado a uma iguaria tipicamente nossa.

Além da imprensa e da Prefeitura, também participa da apresentação o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes Bares e Similares do Estado de Pernambuco."