Mudança

Prova de vida do INSS: É preciso fazer em 2021 ou ficou para 2022? Tire suas dúvidas

Aposentados e pensionistas do INSS precisam fazer a prova de vida anualmente, mas após tantas mudanças é necessário fazer em 2021 ou apenas em 2022? Confira os esclarecimentos

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 18/10/2021 às 11:18 | Atualizado em 16/04/2022 às 17:57
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
FOTO: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

* Com informações do SBT

Aposentados e pensionistas que recebem o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão confusos, desde o início da pandemia de Covid-19, por conta das medidas que vêm sendo tomadas sobre a prova de vida.

Entre adiamentos, suspensões e calendários divulgados, finalmente é para fazer a prova de vida em 2021? Quais as datas? Tire suas dúvidas abaixo.

É para fazer prova de vida em 2021?

Ainda por causa da pandemia, a obrigatoriedade da prova de vida voltou a ser suspensa. Por esse motivo, não é preciso fazer.

Nova previsão para realizar a prova de vida

De acordo com a portaria do INSS, publicada na última quinta-feira (14), a prova de vida para aposentados e pensionistas só será feita a partir de 2022, no mês de aniversário do beneficiário.

De acordo com informações do governo, os beneficiários devem realizar o procedimento no início do ano que vem, na própria agência bancária onde o segurado recebe o benefício ou por meio de biometria facial ou digital.