Saúde

Abuso da ivermectina pode ser causa do surto de coceira em Pernambuco, segundo pesquisa

O surto de lesões na pele que provocam coceira já atingiu 12 cidades de Pernambuco e não tem uma causa confirmada

Com informações do JC Online
Com informações do JC Online
Publicado em 27/11/2021 às 13:36 | Atualizado em 06/01/2022 às 16:11
Dirceu Portugal/Estadão Conteúdo
FOTO: Dirceu Portugal/Estadão Conteúdo

Recentemente a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) realizou um estudo sobre o uso indiscriminado de ivermectina e como ele pode ser o responsável pelo surto de coceira registrado nos últimos dias no Grande Recife. 

Segundo o artigo, o abuso na dose do remédio, cujo uso foi incentivado pelo Governo Federal, pode ter causado uma super resistência de um ácaro causador da sarna humana. Ele também é conhecido como escabiose.

Lesões e coceira

Já são 12 cidades em Pernambuco que registraram casos de lesões na pele que provocam coceira. A maioria das notificações, cuja causa ainda não foi descoberta, se concentra na capital do estado. 

São 176 pessoas com "lesões cutâneas a esclarecer", em 35 bairros do Recife.

>> Surto de coceira: mais quatro cidades registram pacientes com sintomas no Grande Recife

>> Surto de coceira: moradores de Camaragibe, no Grande Recife, relatam incômodo

Ineficaz contra a covid-19

A ivermectina, que é comprovadamente ineficaz no tratamento de pessoas com Covid-19, integrou o "Kit Covid", que era indicado por muitos médicos e planos de saúde, além do próprio Ministério da Saúde.

Ivermectina pode ser causa do problema

Ainda que o surto não tenha uma causa confirmada, o estudo realizado pela UFAL evidencia que o Sarcoptes scabiei, ácaro causador de sintomas similares aos registrados, pode ter desenvolvido resistência à ivermectina.

Serão necessárias mais pesquisas e descarte de hipóteses sobre o que ocorre no estado para confirmação das questões levantadas no artigo.

O estudo é assinado pelos pesquisadores Sabrina Neves, Alfredo Oliveira-Filho e dos estudantes estudantes Lucas Bezerra e Natália Alves.

"Se essa hipótese se confirmar, temos um problema enorme, pois a doença poderia atingir qualquer população, e o que é pior, com dificuldade de tratamento", afirmou a pesquisadora do Instituto de Ciências Farmacêuticas (ICF), da UFAL, Sabrina Neves, ao portal G1.

"O nosso artigo lança a hipótese de que poderíamos ter problemas com surtos de escabiose resistente, por conta do uso irracional da ivermectina. O surto está configurado, pois está havendo um aumento rápido de casos de lesões de pele com coceira e outros sintomas", continuou ela.

Confira o artigo completo

Arquivo - ARTIGO.

Documento PDF (172.8KB)
Baixar