Notícia Arte

Recife sedia a 11ª edição da CowParade, as famosas "Vaquinhas Coloridas"

Artistas locais podem se inscrever para customizar as estátuas

Publicado em 17.08.2017 , às 16:54 / Atualizado em 17.08.2017 , às 17:47

Por TV Jornal

Nesta quinta-feira (17) quem passou pelo Marco Zero teve um aperitivo do que vai acontecer a partir de outubro no Recife. É que a partir do dia 26 de outubro, toda a beleza das vaquinhas coloridas que, ao longo dos últimos anos, percorreram o mundo, vão invadir as ruas do Recife, despertando ainda mais o fascínio pela arte urbana, que cada a cada dia mais força e projeção mundial. O artista plástico Raoni Assis deu início ao evento pintando a primeira vaquinha na manhã desta quinta-feira.

Ao todo, serão 54 estátuas de vaca em tamanho real, feitas em fibra de vidro, que serão pintadas por artistas locais. Recife é a primeira capital do Nordeste a sediar a CowParade, que está na sua 11ª edição. Os artistas podem se inscrever enviando até dois projetos para uma comissão que vai avaliar os trabalhos. As esculturas serão estrategicamente distribuídas em locais públicos e turísticos da Cidade.

Reprodução/TV Jornal

A CowParade

Considerado um dos maiores eventos contemporâneos de exposição de arte de rua do mundo, o evento é uma iniciativa da Toptrends, que detém os direitos de licenciamento da CowParade no Brasil. A CowParade surgiu em 1998, quando o artista suíço, Pascal Knapp criou diversas esculturas em formato de vaca com a intenção de provocar o riso. Em 2000, os direitos das esculturas de Knapp foram comprados pelo americano Jerry Elbaum que fundou a CowParade Holding Inc. Desde então, foram criadas mais de 5 mil esculturas de vacas em todos os continentes.



Arte e solidariedade

A CowParade é uma oportunidade para que grafiteiros, designers, artistas plásticos e toda a comunidade criativa de uma cidade possa apresentar o seu trabalho para o mundo. Outro benefício do projeto, além de adornar diversos pontos da RMR, é o levantamento de recursos para projetos sociais do Estado, já que as estátuas serão leiloadas e a renda será revertida para as instituições. No Brasil, o projeto já arrecadou e doou mais de R$ 5 milhões para ações de cunho social. Ao redor do mundo, mais de 10.000 artistas já participaram da CowParade e estima-se que mais de 500 milhões de pessoas já tenham contemplado as queridas vaquinhas. No total, mais de US$ 35 milhões foram levantados para entidades beneficentes através do leilão das peças.

Seleção de artistas locais

Pintores, escultores, grafiteiros, artesãos, arquitetos, designers e pessoas criativas e com dom artístico podem apresentar um projeto para a seleção. As inscrições abraçam desde amadores e desconhecidos, até profissionais de renome e pintores consagrados. As obras serão selecionadas por um comitê, obedecendo a critérios que vão de criatividade e ineditismo até a viabilidade de sua execução e conformidade com o regulamento – disponível no site www.cowparade.com.br. A partir desta quinta (17) os artistas poderão enviar até dois desenhos para avaliação. Os resultados serão divulgados no dia 13 de setembro, quando os eleitos serão comunicados e os trabalhos escolhidos começarão a ser produzidos.

Serviço

Para mais informações e para ficar por dentro de todas as condições do regulamento e preencher o formulário de inscrição online, basta acessar o site oficial do evento: www.cowparade.com.br.
Resultado: 13 de setembro de 2017
Exposição: 26 de outubro de 2017