Imposto

Moradores denunciam aumento indevido na taxa de IPTU no Recife

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 31/01/2017 às 12:00

Os moradores do Recife que pagam o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) estão preocupados com o aumento registrado nas últimas cobranças. Em alguns casos, o valor da taxa de limpeza fez as faturas praticamente dobrarem de preço.

Os contribuintes questionam que a Prefeitura da cidade está alegando que o reajuste foi provocado por recentes reformas nos imóveis. “São certidões que você tem que dar entrada no cartório para só depois contratar um engenheiro que possa provar que não houve mudança na casa. Não é um processo rápido, mas a cobrança foi rápida e eficiente”, questionou o empresário Anderson Cavalcante.

-Reprodução/TV Jornal

Segundo o professor de direito tributário, Fábio Silveira, a melhor forma de solucionar a cobrança indevida é acionando a justiça. “É fundamental fazer a correção. É possível entrar com um processo administrativo ou judicial para conseguir uma alteração nos registros que passa a valer para as próximas cobranças”, contou.

Como questionar?

Os moradores que se sentirem lesados pelo novo valor do IPTU podem realizar um agendamento no site da Receita Federal, para serem atendidos no Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC), localizado na Avenida Alfredo Lisboa, número 1.152, próximo a Torre Malakoff, no Bairro do Recife. O horário de funcionamento é das 7h às 19h.