Festival

Carnaval marca a abertura do Janeiro de Grandes Espetáculos

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 08/01/2019 às 7:20

-Reprodução/TV Jornal

Um grande baile de Carnaval abrirá, nesta terça-feira (8), no Teatro de Santa Isabel, a 25ª edição do Janeiro de Grandes Espetáculos. Autor de mais de 200 frevos, entre eles clássicos como “Último regresso”, o cantor e compositor Getúlio Cavalcanti sobe ao palco para cantar o melhor de sua obra lírica no show “Acerto lírico”, título homônimo do DVD, gravado no mesmo teatro, em 2016. No espetáculo, haverá participação do Coral Edgard Moraes e do Bloco da Saudade, sob direção musical do maestro Bozó. Os ingressos custam R$ 10.

Durante 1h20 de apresentação, “Acerto lírico” faz um passeio pela poesia composta por Getúlio, cantada nos frevos de bloco. São 18 músicas escritas ao longo de mais de 55 anos de carreira, entre elas “O bom Sebastião” e “Você gostou de mim”.

Carreira

Formado em Administração pela UFPE, Getúlio Cavalcanti nunca se preocupou em pegar seu diploma. A paixão pela música do pernambucano natural de Camutanga (Zona da Mata Norte), nascido em 1942, destacou-se aos 20 anos de idade. Foi a partir de 1962 que ele começou a compor frevos que viraram grandes sucessos e transformaram-se em hinos do Carnaval no Estado. Vencedor de vários concursos de músicas carnavalescas, teve suas canções gravadas por artistas como Martinho da Vila, Luiz Melodia, Altemar Dutra, Moraes Moreira.

O festival

No ano em que celebra 25 edições, o Janeiro de Grandes Espetáculos – Festival de Artes Cênicas e Música de Pernambuco prepara um grandioso evento: serão mais de 100 montagens, mais de 20 estreias e duração estendida: vai de 8 de janeiro a 14 de fevereiro. Maior festival de artes cênicas do Estado, traz importantes produções nacionais e privilegia a cena local – não só companhias do Recife, mas de Limoeiro, Petrolina e Caruaru estarão presentes, numa valorização, também, do cenário artístico do interior.

Oferecer ao público uma grade cheia de possibilidades artísticas e estéticas é uma das principais marcas do Janeiro e, em 2019, ela será mantida. Teatro adulto, para infância e juventude, dança e música vão ocupar os teatros Apolo, Arraial Ariano Suassuna, Barreto Júnior, Boa Vista, Hermilo Borba Filho, Santa Isabel, Luiz Mendonça e Marco Camarotti, além do Espaço O Poste e Teatro de Bolso Silvio Pinto. Descentralizando o festival, Camaragibe e Serra Talhada se tornam palcos do evento, com grade que contempla espetáculos de dentro e fora do Estado. A programação completa está no site www.janeirodegrandesespetaculos.com.

Cinco grandes nomes da nossa arte serão homenageados: o cantor e compositor Claudionor Germano, a bailarina e coreógrafa Fátima Freitas e as atrizes Isa Fernandes, Sônia Biebard e Suzana Costa. Com orçamento reduzido, o festival deste ano deixa de ser competitivo e não fará a entrega do tradicional Troféu Apacepe de Teatro e Dança. ”Nossa resistência será nosso maior prêmio”, diz Paulo de Castro, diretor geral do Janeiro e presidente da Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco (Apacepe), realizadora do evento.

Serviço

Abertura do Janeiro de Grandes Espetáculos – show “Acerto lírico”
Dia 8 de fevereiro (terça), às 19h30
Teatro de Santa Isabel - Praça da República, s/n, Santo Antônio
Ingressos: R$ 10, à venda até a véspera no site Ingresso Rápido e na sede da Apacepe. No dia, na bilheteria do teatro
Informações: 3355-3323