La Casa de Papel

Youtubers que tentaram invadir Cotel voltam à justiça em 10 dias

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 23/01/2019 às 9:50

-Reprodução/TV Jornal

Os youtubers que foram detidos após tentarem invadir o Cotel no ano passado devem se apresentar à Justiça no início de fevereiro, com as alegações finais por escrito. Depois desse prazo, o juiz deve dar a sentença. Os três respondem por crimes de desacato, corrupção de menores, invasão de propriedade e provocar pânico.

Gerson Albuquerque, de 24 anos, Wesley Meireles, de 33 anos, e Mateus Kleber Oliveira, de 20 anos, foram presos em flagrante em abril de 2018, depois de tentarem invadir o Centro de Observação e Triagem Criminológica (Cotel), em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife.

Eles se apresentaram pela primeira vez nessa terça-feira (22), para a primeira audiência de instrução, que aconteceu no Fórum do município. Foram ouvidos os três acusados e as testemunhas de defesa e acusação convocadas pelo Ministério Público. Os advogados de defesa tentam provar que tudo não passou de uma brincadeira.

Dívidas

Logo após serem detidos, no dia 17 de abril, o grupo foi para a audiência de custódia, e, para serem liberados, precisaram pagar fiança de de R$ 5 mil, cada. Os amigos dos youtubers chegaram a pedir doações para quitar uma dívida com o advogado dos rapazes, já que o defensor foi quem pagou parte do valor para que o trio fosse liberado.

Confira o que os youtubers disseram

Relembre o caso

Os três youtubers tinham o intuito de fazer uma pegadinha. Fantasiados com macacões vermelhos e máscaras do pintor espanhol Salvador Dalí, uniforme usado na série "La Casa de Papel", da Netflix, eles tinham o objetivo de gravar um vídeo para o Youtube.

Gerson Albuquerque, youtuber pernambucano, foi o "mandante" da ação. Em entrevista à TV Jornal, o rapaz contou que a intenção era gravar um vídeo de cinco segundos em frente ao Cotel. "Era só uma brincadeira", disse Gerson.

Em nota, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos destacou que os três homens foram detidos por tentarem invadir a unidade prisional.