SAÚDE

Leptospirose: moradores da Zona Sul temem risco de contaminação

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 03/04/2019 às 10:35

-Foto: Pixabay

Após a Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgar o registro da primeira morte por leptospirose em Pernambuco em 2019, moradores de Jaboatão dos Guararapes estão em alerta e com medo da doença. O motorista Abnadalb Queiroz, que reside no bairro de Piedade, perto do local onde houve a morte, conta que é comum alagar a rua onde mora quando chove, facilitando a transmissão da enfermidade. "A gente vê a rua toda cheia de água, ratos por todo lugar, saneamento obstruído de lama, então ficamos preocupados, porque a leptospirose é muito perigosa", relatou Abnadalb.

O gerente de zoonoses da SES, Francisco Duarte, reforça que, ao menor sinal da doença, o paciente não hesite em procurar um médico "Os sintomas muitas vezes não são singulares, por isso eu insisto em dizer que, se teve algum sintoma, procure a unidade de saúde mais próxima".

Confira

Sintomas

-Febre

-Dor Muscular

-Dor na região da panturrilha

-Manchas vermelhas pelo corpo

-Vômito

Dados

Até o dia 30 de março deste ano, 112 casos da doença haviam sido notificados, sendo 15 destes confirmados, 32 descartados e outros 65 permanecem em investigação. Em 2018, houve 176 notificações de leptospirose, sendo 42 confirmadas. Em todo o ano passado foram notificados 839 casos, sendo 207 confirmados e 11 mortes registradas.

Em comparação com o mesmo período do ano anterior, o primeiro trimestre de 2019 registrou uma queda de aproximadamente 36,3% nas notificações e redução de 64,3% no número de casos confirmados.