Denúncia

Sem professores, alunos de escolas municipais do Recife estão sem aula

50% das mais de 300 escolas municipais da cidade é afetada pela falta de professores

TV Jornal / Reprodução
FOTO: TV Jornal / Reprodução

Alunos da Rede Municipal de Ensino do Recife estão voltando para casa mais cedo constantemente durante a semana devido à falta de professores para dar aula nas escolas. O motivo seria o déficit de educadores substitutos nos dias em que os professores contratados recorrem ao direito, previsto em lei, da chamada aula-atividade, que garante que o profissional separe um terço da carga horária mensal do expediente de trabalho para corrigir provas e preparar aulas.

Segundo o Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (Simpere), cerca de 50% das mais de 300 escolas da cidade do Recife apresentam falta de professores substitutos para preencher a ausência dos contratados. Segundo a dona de casa Marilene Jovelina, seu filho de 10 anos reclama da suspensão de aulas por falta de professores na Escola Municipal Educador Paulo Freire, no bairro do Ipsep, zona Sul do Recife. "Ele diz que na escola faltam professores constantemente, que ele quer estudar e quer ir para outra escola, porque não gosta da que está, pois não tem aula", relatou Marilene.

Confira a reportagem

Posicionamento

O líder do governo na Câmara de Vereadores do Recife, Eriberto Rafael, informou que a Prefeitura cumpre a legislação da aula-atividade e que a Prefeitura do Recife contratou 223 professores, no ano de 2018, e 342 neste ano. Ainda segundo Eriberto Rafael, quase metade dos profissionais está trabalhando para substituir professores que estão de licença ou já se aposentaram. A Secretaria de Educação do Recife informou que, onde for necessário, haverá reposições das aulas perdidas, no mês de julho.