Educação

Governo de PE lança programa para melhorar alfabetização de crianças

Problemas no processo de alfabetização são comuns em todas as regiões de Pernambuco. O município de São Lourenço da Mata apresenta números preocupantes

Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Muitas crianças avançam na vida escolar sem saber ler ou escrever corretamente. Esse problema na educação, confirmado nas avaliações de alfabetização, é comum a todas as regiões de Pernambuco. Na Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) da Região Metropolitana do Recife, o município de São Lourenço da Mata teve um dos piores resultados, com números que preocupam: 83% dos estudantes têm dificuldades para leitura e 64,8% não conseguem escrever da forma correta.

Confira a reportagem

Meta não alcançada

As consequências de uma alfabetização deficitária refletem também em outras avaliações de São Lourenço da Mata. A média do município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi de 4.2, número abaixo da meta, que era de 4,5. Nos anos finais, o resultado foi ainda pior: com a meta a ser atingida de 4,1, a média foi de 3,3.

Dificuldades

A Secretária de Educação de São Lourenço da Mata, Lourença França, enumera os problemas que refletem de forma negativa na educação. "Falta de recursos, evasão escolar, ausência dos pais na escola, falta de recursos para capacitar professores. Tudo isso faz com que os alunos não tenham um bom rendimento", disse a secretária.

Para a professora do 2° ano do Ensino Fundamental, Ana Cláudia Cardoso, trabalhar sem materiais didáticos é um desafio "Nem sempre temos o material didático e esse é o que mais ajuda no processo de alfabetização. Só ficar no quadro, no caderno, não vem dando bons resultados. Dos 20 alunos de Ana Cláudia, apenas 4 estão alfabetizados.

Iniciativa do Governo

Visando a melhorar esses índices, o Governo do Estado lança nesta terça-feira (11) o programa "Criança Alfabetizada", que pretende beneficiar 330 mil alunos. O evento acontece às 21h30, no Teatro Guararapes, em Olinda. Segundo a Secretaria de Educação, 160 prefeitos devem estar presentes.