Literatura

Projeto estimula leitura e melhora desempenho de crianças

Projeto "Engatinhando na Leitura" da Biblioteca Municipal de Afogados está gerando um resultado positivo dentro da sala de aula

Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Na Biblioteca Municipal de Afogados, um projeto leva a criançada a viajar nas páginas dos livros. Todos os dias, os estudantes se reúnem para conhecer novos amigos, participar de contação de histórias e até inventar as próprias narrativas. O projeto Engatinhando na Leitura tem melhorado o desempenho dos alunos em sala de aula.

Confira

Primeira infância

O projeto começou há 2 anos, na Biblioteca Popular de Afogados e, de lá para cá, mais de 450 crianças foram beneficiadas. Segundo a arte-educadora Rebeca Bandeira, o trabalho é voltado para a primeira infância, ou seja, crianças de até 6 anos.

Carinho pela biblioteca

Ainda segundo Rebeca, o objetivo do programa é fazer com que as crianças se sintam bem no ambiente de leitura. "Durante os encontros, observamos que eles ficam mais à vontade na biblioteca, se apegam a leitura e a contar histórias. No último encontro, a gente consegue perceber que, quando se fala a palavra 'biblioteca', eles já ficam felizes, e esse é o objetivo do projeto", esclareceu.

Resultado positivo na sala de aula

A participação dos alunos no projeto trouxe um bom resultado para dentro da sala de aula, é o que acredita a professora Priscila Rodrigues. "Eles demonstraram mais interesse e maior concentração, principalmente pela leitura. Foi bastante proveitoso", disse.