Saúde

Pernambuco é o terceiro estado com mais casos de sarampo no Brasil

Crianças de seis meses até um ano devem ser vacinadas contra a doença

Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

O Estado de Pernambuco é o terceiro no país com mais casos de sarampo registrados, segundo o Ministério da Saúde. Até agora, são cinco casos confirmados, além da morte de um bebê, no Agreste, que pode ter relação com a doença e está sendo investigada.

A partir desta quinta-feira (22), todas as crianças de seis meses até um ano devem ser vacinadas contra o sarampo. No Recife, a busca pela vacina tem lotado os postos de saúde. Em alguns da rede particular, as doses já estão em falta.

>>>Vacinas para prevenir sarampo se esgotam em clínicas do Recife

>>>Rede pública promove vacinação contra sarampo, rubéola e caxumba

>>>Novos casos de sarampo são registrados; saiba como identificar e tratar a doença

Confira

Estoque renovado

Durante a tarde dessa terça-feira (20), as vacinas do Posto de Saúde Professor José Carneiro Leão, localizado no Pina, Zona Sul da cidade, foram esgotadas, devido à alta procura. Segundo os responsáveis do local, a situação estará normalizada durante esta quarta-feira (21). A Prefeitura do Recife informou que o estoque de tríplice viral da Secretaria do Município é de 20 mil doses.

Preço da vacina

Nas clínicas particulares, a vacina custa em torno de R$70,00 a R$100,00. A previsão é de que o estoque nessas clínicas só seja reabastecido no início do mês de setembro.

Sintomas

Os sintomas do sarampo podem ser confundidos com uma gripe ou resfriado. O vírus atinge os pulmões e as vias aéreas.

  • Febre
  • Manchas pelo corpo
  • Coriza
  • Tosse