Transporte

Problema na Linha Sul deixa parte do Metrô do Recife sem funcionar

Linhas de ônibus foram reforçadas

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 22/08/2019 às 9:30
 @lalacrr, via Twitter
FOTO: @lalacrr, via Twitter

Os passageiros que precisam do metrô passaram por novos transtornos, nesta quinta-feira (22). A Linha Sul parou de funcionar no início da manhã e muitos usuários tiveram que descer e pegar outra composição, que também quebrou.

O problema foi uma falha na alimentação de energia da linha Sul do metrô do Recife. Um trem parou entre as estações Tancredo Neves e Shopping, e os usuários precisaram andar pelos trilhos para voltar para a estação.

Os trens não estão circulando.

>> Jovem é morto em escadaria de estação de metrô na Zona Oeste do Recife

>> População reclama da falta de segurança e acessibilidade no Metrô

A Linha Sul

A linha Sul do metrô do Recife é composta por 10 estações, sendo elas:

Largo da Paz

Imbiribeira

Antônio Falcão

Shopping

Tancredo Neves

Aeroporto

Porta Larga

Monte dos Guararapes

Prazeres

Cajueiro Seco

Em março deste ano, a linha Sul passou dois dias sem funcionar, devido a um problema na rede aérea, que leva energia para os trens.

>> Após dias de paralisação, Linha Centro do Metrô volta a funcionar

>> Sem Metrô, passageiros do transporte público sofrem em Jaboatão

CBTU

Confira a nota da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) sobre o problema desta quinta-feira:

"A CBTU Recife informa que por conta de falha elétrica um trem quebrou próximo à Estação Shopping, às 6h16 desta quinta-feira, 22. Neste momento, a equipe de manutenção da companhia está realizando o isolamento deste trem na rede aérea, para sua retirada de circulação, e por conta disso, a operação foi interrompida na Linha Sul. Assim que essa ação for concluída, o sistema volta a operar normalmente, mas com intervalo maior entre as viagens na manhã de hoje".

Plano do Grande Recife

O Grande Recife Consórcio de Transporte reforçou e estendeu o itinerário de algumas linhas que circulam pelos arredores das estações. Confira a nota na íntegra:

O Grande Recife informa que está reforçando a frota e estendendo o itinerário de algumas linhas da Zona Sul da capital até o Centro da cidade para minimizar os impactos da paralisação da Linha Sul do Metrô, na manhã desta quinta-feira (22). Dessa forma, os ônibus que fazem a 115 - TI Aeroporto/TI Afogados e 166 - TI Cajueiro Seco (Rua do Sol) seguem até o Cais de Santa Rita. Já os veículos da linha 140 - TI Cajueiro Seco/Shopping Recife estão realizando o transbordo de passageiros no TI Aeroporto enquanto a linha 185 - TI Cabo está recebendo um reforço de frota e deve atender também, neste momento, o TI Cajueiro Seco e os usuários do Corredor da Avenida Mascarenhas de Morais. O reforço também vale para as linhas 023 - TI Aeroporto/TI Tancredo Neves, 024 - TI Tancredo Neves (Circular Boa Viagem) e 168 - TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista).