Oficina

Instituto JCPM promove Maratona de Ideias para jovens de comunidades

Cerca de 60 jovens moradores das comunidades de Brasília Teimosa e do Pina participaram do evento

Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

O evento Maratona de Ideias, lançado pelo Instituto JCPM, promoveu um fim de semana diferente para cerca de 60 jovens, de 16 a 30 anos, que moram nas comunidades de Brasília Teimosa e do Pina, ambas na Zona Sul do Recife.

Da sexta-feira (23) até o domingo (25), foram 28 horas de troca de experiências e formulação de novos projetos, com um objetivo claro: solucionar problemas para melhorar as condições de vida de quem mora nos dois bairros.

>>>Instituto JCPM lança programa que prepara jovens para o mundo digital

>>>Instituto JCPM promove aulão especial para o Enem 2018

Confira a reportagem

Saúde e educação

Problemas como saúde e educação foram os mais relatados pelos jovens que participaram do evento. Uma realidade difícil, presente em vários bairros da Região Metropolitana do Recife. Para ajudar na questão da falta de professores nas escolas públicas, o estudante Siddartha Feliciano propôs a criação de um aplicativo.

Ao conversar com estudantes de uma escola pública de Brasília Teimosa, Siddartha percebeu que muitos acabam sem aulas, por causa das constantes faltas de professores na unidade. Por isso, decidiu criar um aplicativo para ocupar o tempo ocioso destes jovens com conhecimento. "Seria gratuito, com serviços para o aluno", afirmou.

Aprovação da banca

Logo após o desenvolvimento dos projetos, os alunos apresentaram as novas ideias a uma mesa de jurados composta por profissionais da área de tecnologia, que gostaram do que viram. "Eles trouxeram ideias muito boas para solucionar problemas reais. Acredito que, se quiserem continuar trabalhando em cima disso, é um caminho legal para seguirem", disse a empreendedora Renata Albertim.