Meio Ambiente

PL quer proibir distribuição gratuita de sacolas plásticas no Recife

De autoria do vereador Samuel Salazar, o projeto de lei tem como objetivo diminuir o impacto negativo do plástico no meio ambiente

Foto: Estadão Conteúdo
FOTO: Foto: Estadão Conteúdo

Um projeto de lei elaborado pelo vereador Samuel Salazar, da Câmara de Vereadores do Recife, prevê a proibição da distribuição gratuita de sacolas plásticas no comércio da cidade. O objetivo é diminuir o impacto negativo do plástico no meio ambiente. "É indiscutível que o plástico causa danos ao meio ambiente e o objetivo é dar um freio no consumo excessivo e inconsciente que acontece no município do Recife", argumenta Salazar.

A medida, no entanto, divide opiniões.

Confira a reportagem

Preocupação

A superintendente da APES - Associação Pernambucana de Supermercados, Silvana Buarque, se preocupa com a possível aprovação do projeto. "Os clientes de estabelecimentos de pequeno porte e até do próprio comércio informal, mercados livres, oferecem a sacola como um serviço a mais para o cliente. Mas e o impacto que pode acontecer caso seja retirado esse serviço? Ou passem a cobrar pela sacola?", questiona a superintendente.

Ecobags - Sacolas Personalizadas

Uma saída para diminuir o impacto negativo do plástico são as ecobags, vendidas em alguns estabelecimentos comerciais da cidade e que armazenam as compras sem prejudicar o meio ambiente.