PETRÓLEO

Praias de Ipojuca estão livres de manchas de óleo, afirma prefeitura

Das nove praias do município, apenas a de Porto de Galinhas não foi atingida por manchas de óleo

Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

As oito praias do município de Ipojuca, no Grande Recife, que haviam sido atingidas pelas manchas de óleo, estão totalmente limpas, de acordo com a prefeitura da cidade. Em imagens captadas de helicóptero, é possível ver que as praias esbanjam apenas as belezas naturais.

>> Confira os locais que recebem doação dos materiais que protegem das manchas de óleo

>> Saiba quais os riscos dos alimentos contaminados pelas manchas de óleo

Turistas que passam um período na praia de Muro Alto voltaram a frequentar a orla e estão felizes pela paisagem. "Graças a Deus, a água está limpa e sem óleo. Pelo menos, a olho nu, não consegue se ver aquela sujeira horrível", disse Rivo Iruzun, natural do Rio Grande do Sul.

Apenas pequenas partículas de óleo eram encontradas, mesmo assim rapidamente retiradas, por um batalhão de funcionários da prefeitura e voluntários, que estão atuando durante todo o dia na orla.

Confira a reportagem

Outras praias

Na praia do Cupe, também não foram encontradas manchas de óleo. A mesma realidade da praia de Maracaípe. O vice-presidente da Associação do Turismo de Ipojuca, Otaviano Maroja, informou que ainda não tem como medir o impacto do desastre ambiental, nas reservas da rede hoteleira da cidade.

Trabalho continua

Ao todo, foram retiradas quase 40 toneladas do produto, ao longo dos 33 quilômetros de orla da cidade. O trabalho agora é para monitorar e conter novas manchas que possam aparecer pela região. De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Ipojuca, Erivelton Lacerda, o comitê de crise instalado na Vila de Todos os Santos permanecerá por tempo indeterminado.

>> Mourão afirma que Exército do Recife vai reforçar ações em praias atingidas por óleo no Nordeste

>> Total de óleo recolhido nas praias de Pernambuco chega a 257 toneladas

Monitoramento em Pernambuco

Segundo o secretário estadual de Meio Ambiente, Antônio José Bertotti, o monitoramento no litoral de Pernambuco continuará sendo efetuado.

Veja o que ele disse