HIGIENE

Veja como limpar celular e capa para evitar infecções

Você costuma limpar o seu celular? As bactérias do aparelho podem causar doenças. Confira as dicas

Reprodução/Por Dentro/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/Por Dentro/TV Jornal Interior

Sempre nas mãos ou nos ouvidos, o celular virou artigo indispensável na vida de todo mundo. No entanto, você já parou para pensar em quanta sujeira pode estar acumulada no seu aparelho? Muita gente não dá importância, mas a falta de higiene do celular pode provocar doenças graves.

>> Uso de celular com cabeça inclinada pode causar lesão na cervical

>> Celulares pré-pagos de 17 estados devem ser recadastrados até segunda

De acordo com uma consultoria especializada em dados sobre aplicativos e dispositivos móveis, em 2018, o brasileiro passou, em média, três horas por dia usando o celular, o que colocou o país como o 5º no ranking global de tempo utilizando o aparelho. Tanto tempo de uso faz com que o telefone naturalmente fique sujo e precise ser higienizado.

De acordo com a coordenadora do curso de biomedicina da Unit, Evelyne Solidônio, a sujeira pode ocasionar infecções, causadas, geralmente, por bactérias.

Alerta

O aparelho não higienizado pode causar problemas na saúde como:

  • Dor de barriga
  • Diarreia

>> Aplicativo bloqueia ligações e mensagens para celular no trânsito

Limpando o aparelho

Segundo a biomédica, para limpar a tela do aparelho, o ideal é utilizar o álcool isopropílico, que tem uma baixa quantidade de água. Já na capinha, a limpeza pode ser feita com algodão e álcool 70. Outra opção é limpá-la com água e sabão.