Maior doadora de leite do Brasil

Doadora de leite: "Com filha prematura, percebi importância da doação"

Agora, a "Maior doadora de leite do Brasil" precisa de ajuda para fazer as doações

ISABEL CRISTINA ARAUJO DO NASCIMENTO
ISABEL CRISTINA ARAUJO DO NASCIMENTO
Publicado em 10/02/2020 às 10:15
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Uma auxiliar de enfermagem do município de Quipapá, no Agreste de Pernambuco, ficou conhecida como "a maior doadora de leite do Brasil", após doar 480 litros para o banco de um hospital. Ela mora com os quatro filhos e o marido e conta que despertou para a real importância da doação, após ter sua terceira filha, Mariana.

A menina nasceu prematura e precisou tomar leite materno do banco do hospital onde ficou internada. “No primeiro filho eu não levei muito adiante essa questão de doação de leite. Na segunda filha, ela veio prematura e precisou usar o banco de leite do hospital. Foi aí que eu percebi a importância da doação de leite. Ela precisou vir prematura para eu perceber isso”, conta.

Quarto filho

A mulher deu à luz recentemente ao quarto filho, João Miguel, e a produção de leite ainda impressiona. Por dia, ela consegue produzir 3 litros de leite, o suficiente para alimentar de oito a 10 bebês, enquanto outras mães conseguem doar em torno de 200 ml, por dia.

>>>'Maior doadora de leite' dá a luz ao quarto filho e quer repetir solidariedade<<<

O pai das crianças, Ederval Trajano, conta que as doações precisam ser feitas três vezes por semana. O problema é que em Quipapá não existe banco de leite e ele precisa levar para Caruaru. São 70 km, entre uma cidade e outra. Além do custo com o transporte, existe a questão da falta de material adequado para armazenar o leite.

>>>Policiais salvam a vida de bebê engasgado com leite materno<<<

“Muitas vezes falta tempo e condições financeiras de fazer esse transporte, e o meu apelo é que quem puder doar vidros adequados para armazenar, para que a gente possa congelar e levar esse leite para o banco mais próximo”, apela o pai.