Recife

Mercado de Casa Amarela ganha novas vagas de Zona Azul

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 23/11/2017 às 21:05

-Marcos Pastich / Divulgação

O entorno do mercado público de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife ganhará 60 novas vagas de Zona Azul a partir da próxima quinta-feira (30). Além disso, a área passa a contar com trechos de disciplinamento de estacionamento para caminhões e motocicletas. A intervenção é realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).

Das 60 vagas novas de estacionamento rotativo, cinco serão destinadas a pessoas idosas, três a pessoas com deficiência e outras três ao serviço de carga e descarga. No local, será implantada sinalização horizontal e vertical, bem como três faixas de pedestres e mais de 50 placas indicativas para orientar pedestres e condutores.

O motorista que estacionar de forma irregular nas vagas de Zona Azul pode receber uma multa grave, no valor de R$ 195,23, mais cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação, e o veículo está passível de remoção ao depósito. A permanência permitida é de, no máximo, duas horas. Os pontos de venda autorizados estão sendo cadastrados e devidamente sinalizados.

Disciplinamento de estacionamento

O disciplinamento de estacionamento voltado a caminhões e motocicletas ficará em dois trechos do largo comercial de Casa Amarela, um entre o Mercado de Casa Amarela e a Praça Joca Leal e outro entre o mercado e a Rua Padre Lemos. A intervenção é realizada com o objetivo de regulamentar espaços específicos para o estacionamento ordenado desses veículos no entorno do centro comercial.

Segundo a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, o objetivo do projeto é sempre ampliar a democratização das vagas de estacionamento em área pública. "Nesse sentido, é fundamental investirmos na implantação dessa iniciativa no entorno de equipamentos comerciais tão importantes, como é o Mercado de Casa Amarela. Dessa forma, buscamos ordenar o estacionamento em todo o largo comercial e facilitar o acesso dos frequentadores da área", afirma.

Zona Azul

Atualmente, a capital pernambucana conta com mais de três mil vagas rotativas nos bairros do Recife, São José, Santo Antônio, Boa Vista, Madalena, Encruzilhada e Boa Viagem. Com a implantação dos novos estacionamentos rotativos em Casa Amarela, é estendido para quatro o número de pontos atendidos pelo projeto fora da área central da cidade.