Justiça

Torcedores de organizadas envolvidos em agressões são julgados

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 09/04/2018 às 18:15

-Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

O julgamento de integrantes da Torcida Organizada Inferno Coral (Toic) envolvidos na agressão de duas pessoas na Estação do Metrô em Prazeres, Jaboatão dos Guararapes, durou dois dias. O Júri Popular desclassificou a acusação de tentativa de homicídio e, segundo a sentença do Juiz Otávio Pimentel, o grupo decidiu que os acusados deveriam ser condenados por lesão corporal leve. A pena foi de oito meses de detenção e será cumprida em regime aberto. Ainda cabe recurso. Os acusados também foram condenados por rixa esportiva e, como punição, estão proibidos de entrar nos estádios por dois anos.

Entenda o caso

Em 4 de maio de 2016, às 18h10, os acusados Alexsandro Felix da Silva, Alisson Henrique Claudino da Silva, Diego Marley Valentino Timóteo e Emerson José da Silva se envolveram em uma briga com José Anderson Ferreira Chaves e Gleybson Gustavo da Silva, utilizando armas e objetos contundentes. O fato desencadeou a deflagração da Operação Cartão Vermelho pela Polícia Civil, que cumpriu 15 mandados de prisão de integrantes da Inferno Coral em outubro de 2016.

Os detidos foram acusados de promover tumulto, praticar ou incitar a violência, rixa, lesão corporal grave, roubo, associação criminosa e tentativa de homicídio duplamente qualificado. A polícia também realizou mandados de busca e apreensão em 18 locais. Entre eles, a sede da torcida organizada.

Dossiê Organizadas

Reunindo todas as ocasiões de violência em torcidas organizadas no Estado, o JC iniciou uma série de reportagens sobre a atuação das torcidas organizadas em Pernambuco a partir de 2001, ano da primeira morte em consequência dos confrontos.