Setembro Amarelo

Campanha de prevenção ao suicídio é lançada no Hospital Miguel Arraes

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 15/09/2018 às 17:44

-Pixabay

A partir dessa segunda-feira (17), o Hospital Miguel Arraes (HMA), localizado em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, inicia campanha dedicada à prevenção do suicídio, lembrando a importância do Setembro Amarelo. Para isto, representantes dos setores de Educação Permanente e Vigilância Epidemiológica Hospitalar estarão percorrendo a unidade, em todos os turnos, para divulgar a iniciativa de luta.

Nomeada de “Ame mais, ouça mais, abrace mais”, a Campanha de Prevenção ao Suicídio tem como objetivos capacitar profissionais de saúde para atender e aprimorar abordagem ao paciente potencialmente suicida. A abertura da campanha acontece a partir das 15h, no auditório do HMA.

Ação

A iniciativa segue até o dia 27 deste mês. O encerramento será marcado para ocorrer a partir das 9h, desta vez com o acolhimento dos Serviços Social e de Psicologia. No local, serão discutidos os fatores de risco que podem levar ao suicídio, o perfil epidemiológico e a rede especializada à saúde mental.

Dados

De acordo com o Ministério da Saúde, 62.804 mortes por suicídio e outras 48.204 tentativas foram registradas entre os anos de 2011 e 2016. O suicídio é a quarta causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. O número aumentou 65% na faixa etária de 10 a 14 anos.

Pernambuco é o 10º estado brasileiro com mais casos de suicídio, registrando 1.688 entre os anos de 2011 e 2015. A cada 40 minutos, uma pessoa tira a própria vida no Brasil.