Operação

PF combate racismo, xenofobia e intolerância religiosa na internet

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 22/11/2018 às 12:50

-Reprodução/TV Jornal

A Polícia Federal em Pernambuco deflagrou, na manhã desta quinta-feira (22), a Operação "Munchener" para apurar crimes relativos à prática, indução ou incitação à discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou xenofobia, na internet. Os crimes investigados são praticados por intermédio de meios de comunicação ou publicações de qualquer natureza, através de mensagens.

A penas variam de 2 a 5 anos de reclusão, além de multa. A ação resultou na apreensão de disco rígido e mídia de computador. Tais equipamentos passarão por perícia telemática, com o objetivo de identificar todos os arquivos armazenados. O proprietário do imóvel foi intimado e deverá comparecer na PF para prestar esclarecimento.

Munchener

A operação foi intitulada Munchener em referência ao jornal que existiu em Munique, na Alemanha, de 1888 a 1933, e fazia notável campanha contra Adolf Hitler e o Partido Nazista, antes de sua ascensão ao poder. Foi fechado por Hitler, em março de 1933, logo depois de ele se tornar o chanceler do Reich.