Economia

Saiba como fazer bom uso do 13º salário

TV Jornal / EBC
TV Jornal / EBC
Publicado em 12/12/2018 às 21:01

-Pixabay

A segunda parcela do 13º salário deve ser paga até o dia 20 deste mês e é importante se planejar para fazer bom uso da quantia extra. Segundo o empresário e palestrante na área de negócios e educação financeira Robson Profeta, é importante o uso desse dinheiro para pagar dívidas em sua totalidade ou parcialidade.

O empresário lembrou ainda que o 13º deve ser usado como um "colchão" para os gastos que virão no ano seguinte, com o IPTU, IPVA, matrículas escolares, entre outros. "O ano começa com IPTU, IPVA, matricula dos filhos. Usando esse 13° para isso, vai sofrer menos no início do ano", explica.

O especialista alertou também para as taxas cobradas de quem antecipa o pagamento do 13º salário. "Algumas pessoas recebem propostas de financeiras para antecipar o 13°, mas as vezes a taxa de juros é muito alta", destaca.

Vale destacar que o valor do 13º salário é proporcional ao período trabalhado e que sofre descontos. "Ela só tem direito ao 13° salário total se ela trabalhou o ano inteiro na empresa. Se a pessoa trabalhou três meses, ela vai receber o proporcional", explica Profeta.

>> 13º salário e os direitos garantidos ao trabalhador: Especialista em Direito Trabalhista explica como proceder em casos de erros no valor ou até em falta de pagamento.

Ouça a entrevista no player abaixo: