Cultura

Casa da Cultura Luiz Gonzaga celebra 43 anos de existência

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 14/04/2019 às 15:00

-Divulgação

A Casa Cultural Luiz Gonzaga, localizada no bairro de São José, na área central do Recife, celebra, nesta segunda-feira (15), 43 anos de existência. As comemorações se iniciam a partir das 10h com a apresentação itinerante do Trio Pé de Serra Beberibe.

“Nesses 43 anos, a Casa da Cultura se consolidou não só como um polo comercial, mas também como um endereço garantido para apresentações das manifestações culturais de nosso Estado. Através de ambientes como o Teatro Clênio Wanderley e o Palco Nelson Ferreira, o equipamento faz um importante trabalho de difusão quando recebe programações especiais, que destacam grupos e artistas da nossa cultura popular”, comenta o secretário de Cultura de Pernambuco, Gilberto Freyre Neto.

“A programação artística que montamos na Casa da Cultura para comemorar essa data vem reafirmar nosso compromisso com a preservação do nosso patrimônio material e imaterial”, destaca o presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto.

HISTÓRIA

Inaugurada no dia 25 de abril de 1855, a antiga Casa de Detenção do Recife é uma das maiores edificações do século XIX, localizada próxima a duas expressivas obras desse século: a Estação Ferroviária do Recife e a Ponte 6 de Março (mais conhecida como a Ponte Velha). O projeto original é de autoria do engenheiro e urbanista José Mamede Alves Ferreira, responsável por outras obras importantes na cidade, como o Hospital Pedro II e o Ginásio Pernambucano. A construção de Mamede segue o modelo “panopticon”, obedecendo aos padrões tradicionais de segurança das penitenciárias da época.

Após funcionar por 118 anos como presídio, em 1973, o então governador Eraldo Gueiros Leite determinou o fechamento da Casa de Detenção do Recife. No mesmo ano, um plano de restauração do edifício foi elaborado e a partir de 14 de abril de 1976 o prédio se tornou a Casa da Cultura de Pernambuco.

Essa mudança de penitenciária para centro cultural havia sido idealizada e planejada cerca de dez anos antes, pelo artista plástico Francisco Brennand, na época em que era o chefe da Casa Civil do Governo do Estado. Convidados por Brennand, a arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi e o arquiteto Jorge Martins Júnior foram os responsáveis pela elaboração do projeto de renovação e adequação do edifício. A Casa da Cultura ainda abriga dois painéis do pintor pernambucano Cícero Dias, que representam a Revoluções Pernambucanas de 1817 e 1824.

SERVIÇO 43 anos da Casa da Cultura Luiz Gonzaga

Programação gratuita:
10h – Apresentação itinerante com o Trio Pé de Serra Beberibe
16h – Serenata Luar de Olinda
16h30 – Corte do bolo comemorativo, às 16h30