Sertão

Barragem do Jazigo transborda em Serra Talhada

A última vez que a barragem sangrou foi em abril em 2018, após ficar sete anos em colapso

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 24/04/2019 às 8:30
Reprodução / Farol de Noticias
FOTO: Reprodução / Farol de Noticias

Devido às chuvas que vêm atingindo o Sertão de Pernambuco, com a chegada do inverno, a barragem do Jazigo, em Serra Talhada, transbordou, após um ano. Ela tem capacidade para quase 15 milhões de m³.

A última vez que a barragem sangrou foi em abril de 2018, após ficar sete anos em colapso. A água da barragem é usada, exclusivamente para a irrigação de lavouras e, mesmo que não chova mais, garante a subsistência até o fim deste ano.

Com as chuvas que caíram na cidade, todas as barragens receberam um volume total de água de 422 mm. O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) entende que o plantio de feijão já está garantido e o de milho depende do próximo ciclo chuvoso, que termina no final de maio.

O município de Brejinho foi o mais atingido pelas chuvas na região, somando um total de 733 mm.

Paudalho

Uma comissão especial da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) vai conferir a situação da barragem da Bicopeba, que abastece o bairro de Guadalajara, em Paudalho, na Zona da Mata Norte, nesta quinta-feira (24), após uma denúncia do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

A denúncia foi instaurada por meio da promotoria de Justiça da Comarca de Paudalho para verificar a segurança da barragem. A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) recomendou o esvaziamento total do reservatório, medida que impactaria cerca de 10 mil pessoas.

O Ministério Público aponta para o risco da integridade física do equipamento, após relatos de deslizamentos de parte das paredes da barragem.